A carreira do atacante panamenho Julio César Dely Valdés

Por Fábio Rocha 
Foto: Arquivo

Valdés no Nacional

Julio César Dely Valdés é considerado o melhor jogador da história do Panamá, tendo uma carreira muito boa, atuando por grandes times do futebol internacional, e sendo importante. O auge da sua carreira foi no Málaga, conseguindo se tornar ídolo do clube espanhol. 

O atacante nasceu em Colón, no Panamá, no dia 12 de março de 1967, e começou na base do Atlético Colón, clube da sua cidade natal. Aos 20 anos foi fazer alguns testes no futebol argentino, mas acabou não passando na maioria. Porém conseguiu ser contratado pelo Deportivo Paraguayo, time de pouquíssima expressão no país. 

Estreou no profissional em 1987 e rapidamente conseguiu mostrar o seu talento dentro de campo. Mesmo atuando pelo Deportivo, que tinha pouca mídia, o jogador conseguiu chamar a atenção do Nacional, do Uruguai, um dos maiores clubes do continente. 

Em 1989 foi para o clube do Uruguai, onde conseguiu construir uma belíssima história, se desenvolvendo cada vez mais. Julio era matador dentro da área, tinha uma cabeçada fatal, colocando muita força na finalização, parecendo até que era chute, de tanta potencial. 

Com o alto número de gols e as ótimas atuações, começou a ser convocado para as eliminatórias da Copa do Mundo pelo Panamá, conseguindo ser muito importante, mas não conseguiu levar a sua seleção à competição. 

Depois de quatro anos no Nacional e um título nacional, o jogador foi negociado com o futebol europeu, sendo contratado pelo Cagliari. Era uma grande oportunidade para a sua carreira, atuar na Itália, que na época tinha a principal liga do continente. 

A equipe não brigava por títulos, pelo contrário, mas o jogador seria fundamental durante toda a temporada. O seu estilo de jogo rapidamente se encaixou com o da equipe, fazendo grandes atuações e mantendo o seu ótimo momento, ganhando destaque na Europa. 

Com as suas boas atuações, Julio recebeu uma ótima proposta do Paris Saint-Germain em 1995 e acabou deixando o time italiano. Pela equipe francesa foi muito bem, manteve seu bom número de gols, mas já teve um pouco mais de dificuldade de se encaixar. 

Mesmo com a dificuldade, conseguiu ser importante durante duas temporadas, mas acabou sendo negociado em 1997 com o Real Oviedo, um time de pequena expressão do futebol espanhol. 


Julio ficou três temporadas no clube espanhol, vivendo grandes momentos, e por isso foi contratado pelo Málaga em 2000. No clube azul e branco foi muito importante, fazendo grandes atuações e ganhando o carinho dos torcedores. 

O atacante marcou muitos gols e teve o auge da carreira no clube, sendo decisivo durante os anos. Viveu ótimos momentos e por isso entrou para a história do clube, como um dos ídolos do Málaga. Depois de três temporadas, acabou retornando ao futebol sul-americano, voltando a atuar no Nacional. 

Já na sua reta final de carreira, o jogador teve poucas oportunidades no Nacional, atuando pouquíssimas vezes, ficando apenas um semestre no clube. Em 2004 retornou ao time de sua infância, o Atlético Colón, onde ficou durante duas temporadas, e depois encerrou a sua carreira como jogador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações