Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Karpin no Spartak
Valery Georgievich Karpin foi um bom meio-campista, atuando em duas Copas do Mundo pela Rússia e passando por grandes clubes do futebol europeu. O jogador teve uma carreira muito boa, conseguindo ser destaque por onde passou e pela sua seleção.
O jogador nasceu em Narva, na Estônia (ex-União Soviética), no dia 2 de fevereiro de 1969, e começou a sua carreira profissional aos 17 anos. O meio-campo jogou pelo Sport Tallinn, ficando duas temporadas no clube e conseguindo destaque e vivendo um momento conturbado fora de campo.
Em 1988 transferiu-se para o CSKA Moscou, o “clube do exército”, pois estava terminando seu serviço, e sofreu ameaça de ir à Sibéria caso recusasse. Porém, pelo clube não conseguiu atuar, o problema fora de campo atrapalhou muito o atleta dentro dele.
Depois de uma temporada no time e apenas 3 jogos, o jogador foi negociado com o Fakel Voronezh. Karpin ficou também um ano no clube, atuando em 25 partidas, conseguindo voltar a ter destaque e retornou a Moscou em 1990.
Em 1990 foi contrato pelo Spartak de Moscou, e conseguiu construir uma linda história pelo clube, ganhando muito destaque. O jogador chegou no time enquanto ainda era União Soviética, e passou por todas as transformações e foi o primeiro a nascer na Estônia a jogar uma Copa do Mundo, mas pela Rússia.
O meio-campista foi muito importante para o clube, ajudando na conquista de grandes títulos, ganhando três Campeonatos Russos e uma Copa da Rússia, em 1992. Os títulos mostraram é hegemonia da equipe no começo da década de 90, e com o Karpin sendo uma das principais estrelas.
Com partidas marcantes pelo clube, que entraram para a história e fizeram o jogador se tornar um dos maiores da equipe. Um dos jogos foi contra o Real Madrid, na temporada de 1990-91, pela Champions League, e eliminou o clube espanhol nas quartas de finais, depois de dois grandes jogos.
Sua passagem foi de muito sucesso pela equipe, tanto que a partir de 1992 foi convocado para Seleção Russa, já com o fim da União Soviética. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1994, e após a competição foi negociado com a Real Sociedad. Pelo Spartak foram 146 jogos e 38 gols, além de quatro títulos importantes.
0 comentários:
Postar um comentário