Tim, um grande ídolo do Fluminense

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Tim è um dos grandes ídolos da história do Flu

Elba de Pádua Lima, ex-atacante renomado do futebol brasileiro, popularmente conhecido apenas como Tim, completaria o 108 anos de vida nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro de 2024, caso ainda fosse vivo. No decorrer de sua jornada como atleta, ficou marcado na história por ter feito parte do elenco do Fluminense que tomou conta do futebol carioca entre o fim da década de 30 e começo dos anos 40.

Revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto, o avançado começou a sua trajetória no Tricolor das Laranjeiras em 37, depois de passar pela Portuguesa Santista, onde fez sucesso e foi convocado para a Seleção Brasileira. Chegou ao clube carioca após receber uma oferta de cerca vinte contos de réis e mais um valor por mês.

Foi no Flu, que Tim viveu o seu auge. Jogou ao lado de Romeu Pellicciari, compondo "uma das duplas mais famosas do futebol brasileiro", de acordo com a Folha de S.Paulo. Entre 37 e 38, viveu momentos gloriosos com os títulos cariocas em 37 e 38.

Seu grande rendimento o rendeu a convocação para disputar a Copa do Mundo de 38, sediada na França. Posteriormente, retornou ao Rio de Janeiro e foi mais uma vez bicampeão Estadual em 40 e 41. Ao longo de seus anos defendendo o Fluminense, marcou 71 gols em 226 partidas.

Em 42, ainda participou da Copa América pela Amarelinha, e suas grandes apresentações o fizeram retornar com um prestígio ainda maior, mesmo com a terceira colocação no torneio. Após 16 partidas disputadas pela Seleção Brasileira, o atacante se aposentou da Seleção Brasileira, e deixou sua vaga para Jair Rosa Pinto dois anos depois.


Naquele mesmo ano, optou por trocar o Fluminense, onde marcou 71 gols em 226 partidas ao longo dos 11 anos de passagem, pelo São Paulo. Após pendurar as chuteiras, voltou ao Flu para ocupar o cargo de treinador em 64 e permaneceu até 67. No comando, conquistou o Campeonato Carioca em 64 e a Taça Guanabara em 67.

Tim veio a falecer em 84, em decorrência de uma insuficiência hepática seguida de hemorragia gástrica. A fatalidade veio a acontecer menos de três anos depois da histórica campanha feita com a Seleção Peruana nas Eliminatórias da Copa Mundo de 82.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações