Rodada da Bundesliga é marcada por protesto de torcedores contra aportes estrangeiros

Por Lucas Paes
Foto: AP Photo/Martin Meissner

Protestos em várias partidas na Bundesliga

A rodada deste fim de semana foi a mais importante da temporada até aqui da Bundesliga, o Campeonato Alemão, já que teve uma final antecipada que deixou o Bayer Leverkusen em ótima posição para conquistar seu primeiro título. Porém, o que chamou a atenção em terras tedescas nesta rodada não foi só o que ocorreu nos campos, já que nas arquibancadas diversos protestos marcaram as partidas e mostraram que, mesmo diante da possibilidade de um investimento maior, os torcedores germânicos não abrem mão de suas convicções e ideologias.

Os protestos começaram quando a Bundesliga decidiu, numa votação apertada, permitir o aporte mínimo de investimentos estrangeiros na parte de televisão e marketing da liga. Apesar da ideia soar um pouco "xenófoba", na verdade o temor dos torcedores alemães, principalmente dos grupos ultras locais, não é necessariamente na questão do investimento ser estrangeiro, mas sim dele alterar a cultura que a Bundesliga criou de priorizar os torcedores e não necessariamente a televisão.

O Campeonato Alemão, apesar de também ser um sucesso de expansão no mundo, tem em seu "ethos" o respeito ao torcedor de arquibancada. Muito do marketing feito pela liga germânica se dedica a mostrar a paixão e o colorido das arquibancadas alemãs e o campeonato de fato prioriza seus torcedores, tendo inclusive diversas associações que buscam dar maior protagonismo a eles dentro do campeonato. O temor, portanto, é que isso deixe de ser a regra.

Nesta rodada, diversos tipos de protestos aconteceram: desde simples faixas nas arquibancadas até jogos sendo paralisados por mais de 10 minutos devido a chuvas de moedas ou bolas de tênis nos gramados, ou mesmo sinalizadores enfumaçando os estádios. Em alguns casos, todos estes ocorreram juntos. As indignações não se limitaram a primeira divisão, já que torcidas como a do Hamburgo também protestaram na segunda divisão. 


O investimento na Bundesliga não é uma ideia ruim para o campeonato, se você analisar friamente. O campeonato alemão ficou para trás no quesito de capacidade de investimento, sendo ultrapassado por léguas pela Premier League, pela Série A e pela La Liga, que anda perdendo seu espaço. A exceção do Bayern e de algumas aventuras do Dortmund e do Frankfurt, tem sido difícil para as equipes locais conseguirem ir longe em campeonatos continentais. O dinheiro seria bem vindo para o desenvolvimento do torneio. 

Porém, os torcedores não abrem mão de seus ideais e talvez isso seja um dos maiores atrativos do futebol tedesco. Pouco importa se a ausência deste investimento custará em qualidade ao torneio, os torcedores não aceitam que eles, que são donos do espetáculo, corram o risco de deixarem de ser a prioridade da liga e isso, por si só, é uma das coisas mais incríveis da Bundesliga, mesmo que custe a ela as glórias de outros campeonatos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações