O começo de carreira de Ânderson Polga pelo Grêmio

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ânderson Polga atuando em um clássico contra o Inter

Ânderson Corrêa Polga, conhecido simplesmente como Ânderson Polga, foi um bom zagueiro, com passagem por grandes times nacionais e internacional, além de ter feito parte do elenco campeão da Copa do Mundo de 2002. O jogador surgiu no Grêmio atuando como volante, mas com o decorrer dos jogos se transformou em zagueiro. 

O jogador nasceu em Santiago, no Rio Grande do Sul, no dia 9 de fevereiro de 1979, e começou a sua carreira profissional aos 20 anos de idade no Grêmio. Polga estava no clube desde a categoria de base, conseguiu se desenvolver muito bem até subir para o time principal. 

Logo quando subiu, atuando como volante, não conseguiu muito destaque e ficou no banco de reservas. Mesmo sem jogar muitas vezes, fez parte do time campeão gaúcho de 1999, porém teve poucas oportunidades ao longo da temporada, entrando quase todas as vezes no final da segunda etapa. 

Ainda sem conseguir destaque atuando como volante, o jogador continuou no banco de reservas em 2000, mas em um certo momento acabou sendo testado como zagueiro, já que a equipe ficou em opções para a posição. Polga conseguiu atuar muito bem e mostrou que poderia ser polivalente, conseguindo ter mais destaque perante a comissão técnica. 

Já na reta final de 2000, o jogador começou a atuar como zagueiro, mostrando ter um grande potencial na posição. No ano seguinte, se firmou na posição e ganhou a vaga de titular absoluto do Grêmio, dando uma segurança defensiva muito grande. 

A equipe fez uma excelente temporada, com um bom desempenho, sendo forte defensivamente e objetivo com a posse de bola. O clube conquistou dois título importante, o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil, terminando o ano com chave de ouro. 


A partir de 2002, com a sequência de boas atuações como zagueiro, Polga ganhou oportunidade na seleção brasileira e fez parte do elenco que foi a Copa do Mundo. Atuou em poucos jogos, fez apenas dois jogos como titular na competição, mas saiu aplaudido de campo, com uma grande atuação e sagrou-se campeão.

Com o destaque do título mundial, o jogador retornou ao Grêmio sendo mais visado por outro clubes. Polga se manteve muito focado no tricolor gaúcho, fazendo grandes atuações e acabou deixando o clube em 2003. Após 171 jogos e 11 gols, o jogador foi negociado com o Sporting, de Portugal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações