Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Gheorghe Hagi, ex-meio campista romeno e atual treinado do Farul Constanţa, clube de seu país de origem, comemora o 59º aniversário nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024. Enquanto atuava dentro das quatro linhas, o jogador teve uma passagem de duas temporadas pelo Brescia no começo da década de 90.
Quando chegou à Itália em 92, Hagi já havia passado por vários clubes. Afinal, depois de ser revelado no Farul Constanţa, onde jogou nas categorias de base e profissionalmente, Gheorghe ainda defendeu Sportul Studenţesc, Steaua Bucareste - ambos da Romênia -, e o Real Madrid. Lá, se encontrou com dois compatriotas: o meia Florin Răducioiu e o treinador Mircea Lucescu.
Na época de sua transferência, o Brescia se encontrava na Serie B e montava um time com o objetivo de conquistar o acesso para a Serie A e o resultado veio: a equipe conseguiu, não só a promoção à elite, como também o título da Segunda Divisão.
No entanto, na sua última temporada, fez parte da fraca campanha dos Rondinelle na Serie A, o que acabou culminando com o rebaixamento de volta para a Segundona Italiana.
De acordo com o site ogol.com, Gheorghe Hagi se despediu do clube italiano em 94, após disputar 61 partidas. Apesar de não ter o quesito de gols marcados como sua principal característica, o romeno anotou 14 tentos enquanto atleta do Brescia.
Após deixar os Biancoazzurri, o meia ainda jogou no Barcelona, de 94 a 96, e no Galatasaray, entre 96 e 2001, ano qual encerrou a sua carreira como atleta. Se tornou treinador e já comandou a Seleção da Romênia, o Bursaspor, o Galatasaray, o Politehnica Timişoara, o Steaua Bucareste, o Viitorul Constanța até chegar ao Farul Constanţa em 2021, onde trabalha atualmente.
0 comentários:
Postar um comentário