Corinthians e a conquista do título paulista de 1954

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

O Timão venceu o Paulistão de 54

O título paulista de 1954 ficou marcado na história do Sport Club Corinthians Paulista. Afinal, o tão requisitado troféu do IV Centenário por conta da grande representatividade, estava em jogo para celebrar os 400 anos da cidade de São Paulo. E o jogo decisivo, contra o Palmeiras, foi em 1955, no dia 6 de fevereiro.

Naquela época, o Timão tinha uma geração vitoriosa, que conquistou não só vários títulos de expressão, como também fez sucesso no cenário futebol nacional e mundial. Os renomados Cláudio, Luizinho, Idário, Baltazar, Goiano, Roberto Belangero e Gilmar eram os principais responsáveis por elevar o nível do clube Alvinegro do Parque São Jorge.

Foi em 6 de fevereiro de 1955, em pleno Pacaembu abarrotado, que o Time do Povo foi à campo pensando apenas na conquista do título. Na ocasião, confronto foi válido pela penúltima rodada do Paulistão, e quem levava a vantagem era justamente o Coringão, que liderava a tabela de classificação e precisava de apenas um empate no clássico contra o Palmeiras para se sagrar campeão.  

Pensando nisso, Oswaldo Brandão, técnico corintiano, iniciou o Derby com a seguinte escalação: Gilmar; Homero, Alan, Idário e Goiano; Roberto, Cláudio, Luizinho; Baltazar, Rafael e Simão.

O clássico que colocava o troféu em disputa foi inusitado antes mesmo da bola começar a rolar. Isso porque, o time Alviverde seguiu um 'conselho' de um pai de santo e trocou o tradicional uniforme verde por um azul celeste. Entretanto, esta radical atitude não mudou o 'script' que havia sido desenhado pelo destino.


Com apenas 10' jogados, Cláudio fez um levantamento perfeito e encontrou Luizinho, que desviou de cabeça para o fundo das redes. Os palmeirenses pressionaram nos minutos que seguiram, e conseguiram igualar o marcador no início do segundo tempo. Porém, o Corinthians segurou o empate até o final e acabou ficando com o inesquecível “Título que vale por 100 anos”.

Uma semana depois, o Timão enfrentou o São Paulo e venceu o Tricolor por 3 a 1 e fechou a sua participação no campeonato em grande estilo. Ao todo, o Coringão disputou 26 jogos. Foram 18 vitórias, seis empates e somente dois revés em toda a campanha. O artilheiro da equipe foi Luizinho, que marcou 14 gols e virou um ídolo para a Fiel Torcida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações