Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Brian Laudrup, ex-atacante dinamarquês, está completando 55 anos de idade nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2024. Ao longo de sua carreira como profissional, o avançado teve uma passagem pela equipe da Fiorentina no começo da década de 90, logo após defender as cores do Bayern de Munique por dois anos.
Sua chegada a Florença aconteceu em 92, e trouxe junto Stefan Effenberg, que jogou junto dele no time bávaro. Curiosamente, a transferência de ambos trouxe imenso alívio à diretoria da equipe alemã, já que os jogadores demonstravam uma personalidade muito forte e acabavam conturbando o ambiente do clube.
Além da dupla, a Viola ainda contratou o atacante Francesco Baiano, que havia se destacado atuando pelo ótimo Foggia dirigido pelo treinador tcheco Zdenek Zeman. Todos eles, se juntaram ao argentino Gabriel Batistuta e o técnico Luigi Radice, que já havia sido campeão nacional com o Torino num passado não muito distante.
Foram criadas tantas expectativas em cima do time violeta, que inclusive, passou a ser considerado como um concorrente direto ao clubes que brigariam no topo da tabela. Isso se concretizou nas primeiras 14 rodadas do campeonato, quando a equipe ocupava a vice liderança da Série A. Porém bastou uma derrota diante da Atalanta para o comandante Radice ter um sério desentendimento junto ao presidente Mario Cecchi Gori e acabar perdendo o emprego.
Depois deste fatídico momento, a Fiorentina despencou. O time toscano venceu apenas três partidas nas 21 rodadas que vieram na sequência, que e acabaram sendo rebaixados para a Serie B, algo que não acontecia há 54 anos. Naquela temporada, os gigliati tiveram o quinto melhor ataque do campeonato, tendo marcado 53 gols ao todo.
Laudrup, por outro lado, não conseguiu superar as expectativas e contribuiu em somente cinco oportunidades. Além de ter anotado um dos tentos da vitória sobre a Juventus por 2 a 0 e outro num empate com a Roma na capital, o escandinavo apenas foi às redes em jogos contra Ancona e Brescia, que acabaram fazendo companhia a Viola na Serie B no ano seguinte.
O descenso fez com que Laudrup acabasse optando por deixar Toscana. Seu destino, foi o Milan, clube para onde se transferiu em 93.
0 comentários:
Postar um comentário