Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Aílton Lira durante sua passagem pelo São Paulo em 1980
Aílton Lira da Silva foi um jogador dos anos 70 e 80, considerado por muitos um dos melhores cobradores de falta e pênalti do nosso país. O meia-esquerda passou por grandes times e fez sucesso pelo futebol paulista, principalmente pelo Santos e depois uma rápida passagem pelo São Paulo.
O jogador nasceu em Araras, em São Paulo, no dia 19 de fevereiro de 1951, começando a sua carreira aos 16 anos de idade pela Ponte Preta. O meia teve um início muito promissor, que acabou se concretizando no futuro, mostrando muita habilidade.
Ele estreou em 1967 pela Macaca e acabou deixando o clube em 1972, após conseguir se destacar. Foi contratado pela Caldense, ficando na equipe até 1976, onde ganhou muita experiência e chamou a atenção de grandes clubes do futebol brasileiro.
Em 1976 foi contratado pelo Santos, e seria a grande oportunidade na carreira do jogador. Lira chegou para um dos times mais vencedores daquele momento, que era temido mundialmente, e não sentiu o peso da camisa, conseguindo fazer grandes atuações e se encaixando muito bem na equipe.
A sua passagem pelo Santos foi muito boa, tendo grandes atuações e ajudando o clube em diversos jogos. Após 182 jogos e 37 gols marcados pelos Peixe em três temporadas, Lira acabou sendo negociado com o São Paulo por 6,9 milhões de cruzeiros.
Chegou no tricolor em 1980 com muitas expectativas, já que vinha em um grande momento pelo rival. Rapidamente entrou no time e foi muito bem, ganhando a confiança da comissão e dos torcedores, mostrando que sua contratação foi bem feita.
Foi muito importante durante o Campeonato Paulista de 1980, onde ajudou o tricolor a conquistar o título, sendo decisivo durante toda a campanha. Porém, mesmo vivendo um bom momento no clube, Lira acabou sendo negociado, ainda no mesmo ano, com o Al Nasser.
A questão financeira foi muito importante na negociação e acabou tirando o jogador do tricolor. A sua passagem pelo clube contou com 29 partidas (12 vitórias, 13 empates e 4 derrotas) e marcou nove gols.
0 comentários:
Postar um comentário