Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Tonhão em sua fase no Palmeiras
Antônio Carlos da Costa Gonçalves, mais conhecido como Tonhão, foi um zagueiro aguerrido e que caiu nas graças da torcida do Palmeiras na década de 90. A sua raça impressionava e fez ele se tornar um grande defensor, compensando até sua deficiência técnica.
O zagueiro nasceu em São Paulo, no dia 23 de fevereiro de 1969, e começou a sua carreira no Palmeiras, quando estreou pelo time principal em 1988. Porém, no seu começo acabou tendo pouco espaço, e acabou sendo emprestado algumas vezes no seu início.
Em 1989 foi emprestado para o Araxá, onde ficou uma temporada, conseguindo ganhar mais minutos e retornou ao final do ano para o Alviverde. Porém, foi novamente emprestado, dessa vez para o Nacional, ficando duas temporadas na equipe.
Depois de rodar por times menores, o jogador retornou ao alviverde em 1992, onde teria mais experiência e poderia brigar pela posição titular. O Palmeiras estava no começo da sua parceria com a Parmalat, onde trouxe grandes jogadores para o seu elenco.
A patrocinadora fez muito investimento, principalmente para o comando ofensivo, em buscar de tirar o Palmeiras da fila de títulos. Tonhão começou a ganhar mais minutos e com a sua raça e determinação foi ganhando cada vez mais espaço até se tornar titular.
Na temporada de 1993 conseguiu ganhar a vaga de titular e voltou a dar alegrias ao torcedor alviverde. O Palmeiras conquistou o título do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e do Torneio Rio-São Paulo, com o zagueiro tendo um grande desempenho, passando muita segurança aos seus companheiros.
No ano seguinte o bom momento continuou e trazendo mais felicidade aos seus torcedores. Foi bicampeão Paulista e ganhou também o bicampeonato Brasileiro, mostrando a força daquele elenco, ganhando dois anos seguidos campeonatos importantes.
Porém, após os dois anos vitoriosos, a equipe acabou ficando sem títulos em 1995, mas isso não tirou o carinho da torcida por Tonhão, que ovaciona o jogador, o único zagueiro com seu nome gritado naquele elenco, pois o resto era os atacantes Zinho, Evair, Edmundo e Robertos Carlos.
No início de 1996, o jogador acabou deixando o Alviverde, sendo emprestado primeiro para o Athletico Paranaense e no mesmo ano para o Internacional. Em 1997 foi contratado em definitivo pela Inter de Limeira. Tonhão atuou em 161 jogos e marcou quatro gols pelo Palmeiras.
0 comentários:
Postar um comentário