Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Zambrotta teve uma boa trajetória pelo Braga no fim dos Anos 90
O ex-lateral direito e tetra campeão do mundo com a Seleção da Itália em 2026, Gianluca Zambrotta, completa o 47º ano de vida nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2024. Antes de ficar conhecido pelas suas passagens por clubes gigantes do futebol mundial como Milan, Barcelona e Juventus, o defensor teve uma boa trajetória pelo Bari já no fim da década de 90.
Ingressou na elite do futebol italiano jogando nos Galletti, em 97, e em um curto período, conquistou o seu espaço no cenário nacional. Teve seu potencial descoberto Eugenio Fascetti, que ocupava o cargo de treinador dos Biancorossis.
Debutou na Serie A no dia 31 de agosto de 1997, numa derrota pelo placar de 2 a 0 para o Parma, jogando em casa. Assumiu a vaga no time titular na temporada de 98/99, por conta da saída de Nicola Ventola.
No primeiro jogo do clube de Bari, diante do Venezia, foi ele quem fez o gol da vitória do Bari, quando o duelo tinha apenas nove minutos de bola rolando. Depois disso, Zambrotta seguiu vivendo um grande momento, se tornou o principal nome dos Galletti, e algumas rodadas seguintes, abriu o caminho para a vitória do Biancorossis sobre a Internazionale pelo placar de 3 a 2, em pleno Giuseppe Meazza.
Suas boas atuações pelo clube o levaram a ser convocado para defender a Seleção Italiana pela primeira vez no dia 10 de fevereiro de 99, quando tinha apenas 22 anos de idade. Este fato de ter sido lembrado por Dino Zoff, treinador da Squadra Azzurra, o fez ser o primeiro atleta do Bari defender pelo selecionado nacional em 50 anos.
Na sua última temporada, Gianluca disputou 32 jogos e marcou quatro gols pela equipe. Deixou os Galletti em 99, quando se transferiu para a Juventus.
0 comentários:
Postar um comentário