A passagem de Marco Antônio pelo Fluminense

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Marco Antônio no Flu 

Parte do time campeão da Copa do Mundo de 1970, tendo inclusive jogado duas partidas no México, o lateral Marco Antônio, natural de Santos, é um dos maiores nomes já revelados pela Portuguesa Santista ao longo de toda a sua história. Completando 73 anos neste dia 6, o ex-atleta deu seus primeiros passos no mundo bola na Briosa, porém se consagrou vestindo a camisa do Fluminense, clube onde viveu boa parte do seu age no esporte bretão.

Marco Antônio chega as Laranjeiras ainda muito jovem, depois de, também ainda muito jovem, estrear e fazer bons jogos pelo time profissional da Portuguesa Santista nos primeiros anos de sua carreira, já que sequer havia completado 18 anos quando começou a atuar no time principal rubro-verde. Rapidamente observado, foi contratado pelo Fluminense em 1968, atuando de maneira mista entre o time de juniores e o time profissional.

Rapidamente alçou seu espaço entre os titulares tricolores. Já em 1969 era absoluto dono da posição de lateral esquerdo e se destacou imensamente na campanha do título do Campeonato Carioca daquele ano, o que o garantiu na Seleção Brasileira em pouquíssimo tempo. A sua ascensão meteórica chegou ao apogeu com boas atuações com a Seleção, que o garantiram na Copa do Mundo de 1970, onde foi campeão com o Brasil inclusive atuando em duas partidas. No segundo semestre, fez parte da chamada Máquina Tricolor, que garantiu o primeiro título brasileiro da equipe.


Seguiu se destacando nos anos seguintes no Fluminense, jogando um grande futebol e sendo parte essencial numa era bastante gloriosa do time das Laranjeiras, que ainda conquistaria durante seu período no clube três títulos estaduais durante o início dos anos 1970 e suas boas atuações o garantiram em mais uma Copa do Mundo, no ano de 1974. 

Permaneceu no Fluminense até 1976, quando acabou deixando o clube para atuar pelo rival Vasco da Gama. No total, em seis anos no Tricolor Carioca, Marco Antônio disputou 330 jogos, marcando 28 gols ao longo dessas partidas. É até hoje considerado um dos maiores nomes da posição em toda a história do clube.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações