A passagem de Jari Litmanen pelo Liverpool

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Litmanen nos Reds

O Liverpool recentemente fez pela primeira vez em sua história um jogo onde colocou em campo 11 jogadores de 11 nacionalidades diferentes. Apesar do fato, que já ocorreu com outros times, ser inédito para o gigante vermelho, o titã inglês já teve vários jogadores de fora do Reino Unido em suas linhas, desde Grobelaar até os vários nomes atuais. Um desses foi o meia Jari Litmanen, que completa seus 53 anos neste dia 20 e foi contratado como estrela em 2001.

Ele chegou aos Reds na janela de inverno de 2001, em meio a uma temporada onde o Liverpool brigava em todas as frentes por uma quadruple (que ainda não ocorreu para o clube). A equipe estava na parte de cima da tabela da Premier League e nas fases decisivas da FA Cup, Copa da Liga e da Copa da UEFA (atual Liga Europa). Chegou ao clube vindo do Barcelona como uma grande contratação para um setor de meio e ataque que já tinha nomes como um jovem Gerrard, o ótimo Gary MacAllister, Emily Heskey e o na época craque Owen.

Estreou diante do Crystal Palace, em jogo da Copa da Liga em que ele entrou no segundo tempo e foi titular pela primeira vez numa vitória por 3 a 0 diante do Aston Villa no Villa Park, onde saiu no meio do segundo tempo. Seu primeiro gol veio em um jogo diante do Sunderland, que os Reds empataram fora de casa por 1 a 1. Acabou atuando em apenas 11 jogos naquela sua primeira temporada, marcando dois gols, perdendo boa parte do final dela devido a uma lesão. 

Sofreu muito mais na temporada 2001/2002, já que tinha enormes dificuldades para conseguir treinar e jogar devido a problemas no tornozelo. Marcou seu primeiro gol naquela temporada diante do Tottenham, em uma vitória dos Reds por 1 a 0. Fez várias participações naquela temporada, mas sofreu muito com problemas físicos, conseguindo jogar pouquíssimas vezes jogos inteiros. O próprio jogador não conseguia entender e se frustrava com seus poucos minutos em campo.


Sua última partida foi diante do Tottenham, fora de casa, pela penúltima rodada da Premier League, que terminou com o vice-campeonato dos Reds. Acabou retornando ao Ajax no início da temporada seguinte, sem conseguir se firmar de vez em Anfield. No total, segundo dados do excelente portal LFCHistory, foram 43 jogos com a camisa vermelha, com nove gols marcados e seis assistências.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações