Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Marc Wilmots no Schalke 04
Um dos grandes jogadores da história do futebol belga completa 55 anos neste 22 de feverero de 2025. Marc Robert Wilmots foi um bom meio-campista, que teve passagens por times nacionais e internacionais, fazendo muito sucesso no Schalke 04, da Alemanha, conquistando dois títulos importantes.
O jogador nasceu em Jodoigne, na Bélgica, no dia 22 de fevereiro de 1969 e começou a sua carreira profissional aos 18 anos pelo Sint-Truiden. A sua primeira temporada foi muito boa, conseguiu seu espaço rapidamente e fez 31 jogos e marcou 9 gols.
Com o seu bom desempenho, o jogador chamou a atenção de alguns clubes no seu país e foi contratado pelo KV Mechelen. Pelo clube conquistou títulos importantes nacionais e também a Supercopa da UEFA em 1988. Depois de três temporadas no clube, sendo importante, o jogador acabou sendo negociado com o Standard de Liège.
Pelo Standard permaneceu durante cinco temporadas e conquistou um título, que foi a Copa da Bélgica, e depois de muito sucesso em seu país, foi negociado com Schalke 04, da Alemanha.
O jogador chegou com expectativa no futebol alemão, já que seria uma nova experiência para o atleta. Marc conseguiu se adaptar rapidamente e foi muito bem no time, conseguir ganhar a sua vaga de titular e foi muito importante durante a temporada.
Em seu primeiro ano no clube, foi decisivo na campanha do título da Copa UEFA de 1996. Esse foi sua única conquista em sua primeira passagem pelo clube, mas continuou com as boas atuações e sempre foi importante para o time, ajudando em muitos jogos.
A equipe não brigava por muitos títulos, mas conseguia ficar na parte de cima da tabela no campeonato nacional, muito por conta das ótimas atuações do meio-campista.
O jogador ficou no clube durante quatro temporadas, até 2000, quando acabou sendo vendido para o Bordeaux, da França, onde ficou apenas uma temporada. Em 2001 retornou para o Schalke 04, e foi novamente importante na conquista de um título, desta vez foi a Copa da Alemanha de 2001-02.
Esse foi o último título como jogador, pois em 2003 acabou encerrando a sua carreira como atleta. Somando as suas duas passagens pelo clube, Marc fez 178 jogos e marcou 38 gols.
Após encerrar a sua carreira, virou técnico e assumiu o Schalke 04, mas acabou não dando muito certo e foi demitido no mesmo ano. Atualmente, Marc é diretor de futebol do clube alemão.
0 comentários:
Postar um comentário