Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Lateral é ídolo do Feyenoord
Giovanni Christiaan van Bronckhorst foi um grande jogador holandês, tendo passagens por diversos clubes importantes europeus, além de construir uma bela história pela sua seleção. O lateral-esquerdo iniciou sua carreira no Feyenoord e terminou a sua carreira no clube.
O jogador nasceu em Roterdã, nos Países Baixos, no dia 5 de fevereiro de 1975, e chegou no Feyenoord criança, tendo apenas 7 anos. Fez a sua base toda no clube, conseguindo se desenvolver muito bem e ter uma formação muito bem feita, chamando a atenção do time principal.
Após 11 anos nas categorias de base, o jogador subiu para o profissional aos 18 anos, em 1993. Porém, em sua primeira temporada no profissional foi emprestado para o RKC Waalwijk, em busco de obter mais experiência atuando com a equipe principal.
Depois de uma temporada, o jogador retornou para o Feyenoord em busca de lutar pelo seu espaço na lateral. Com o passar dos jogos ia entrando no decorrer das partidas, ganhando cada vez mais minutos e conseguindo passar uma segurança aos seus companheiros e comissão técnica.
Com os bons jogos da equipe, o time se consagrou campeão da Copa dos Países Baixos, o primeiro título de Giovanni pelo profissional. Mas esse acabou sendo a única conquista do jogador pelo clube em sua primeira passagem, pois nas outras temporadas o time viveu momentos irregulares.
A partir de 1995 o jogador tornou-se titular da equipe, mostrando todo seu potencial, tanto que no ano seguinte começou a ser convocado para a sua Seleção. Giovanni permaneceu no Feyenoord até 1998, quando acabou sendo negociado com o Rangers.
Depois do Rangers foi para o Arsenal e depois para o Barcelona. Em 2006, quando estava no clube espanhol, sofreu com alguns lesões, dividindo a posição com o brasileiro Sylvinho. Por conta de perda de espaço, o jogador recebeu uma proposta para retornar ao Feyenoord e aceitou.
Em 2007 voltou ao seu país para novamente atuar pelo clube que foi revelado. Logo na sua primeira temporada conquistou novamente o título da Copa dos Países Baixos, e também a única conquista do jogador no seu retorno.
Giovanni permaneceu durante três temporadas pelo clube, sofrendo com algumas lesões e tendo problema para ter atuações constantes. Por conta disso, em 2010, após a Copa do Mundo, onde terminou com o vice-campeonato, acabou decidindo se aposentar aos 35 anos.
Como jogador do Feyenoord foram 227 jogos e 36 gols, além dos dois títulos da Copa dos Países a Baixos. Depois de cinco anos da sua aposentadoria, voltou ao clube para ser treinador, onde conquistou diversos títulos e foi importante, mas acabou saindo do clube em 2019.
0 comentários:
Postar um comentário