Foto: Arquivo
Juninho atuando pelo Tricolor
Recentemente coordenador de Seleções na CBF e com imensa história no futebol, o ex-meia Juninho Paulista foi um dos grandes nomes da posição que o futebol brasileiro criou entre os anos 1990 e 2000. Dono de enorme habilidade e velocidade, o ex-atleta, que está completando seus 51 anos neste dia 22 de fevereiro, passou por diversas equipes em sua trajetória profissional. No início de sua carreira, construiu uma interessante trajetória no São Paulo.
Juninho ainda era relativamente jovem quando chegou ao Tricolor. Havia subido de maneira que hoje seria até considerada "atrasada" para o futebol profissional, quando estreou no Ituano aos 20 anos no ano de 1993 e rapidamente, com um bom desempenho durante aquele Campeonato Paulista, chamou a atenção de clubes maiores, sendo alçado do time de Novelli Júnior ao São Paulo, que na época tinha Telê Santana, chegando logo após a conquista da Libertadores.
Rapidamente se destacou dentro do time Tricolor, sendo titular em vários jogos ao longo do segundo semestre de 1993, inclusive se destacando muito na conquista da Supercopa Libertadores daquele ano, onde o time do Morumbi conquistou a taça vencendo o Flamengo na decisão. Sua habilidade e técnica, além da velocidade, faziam com que Juninho passasse como um raio por diversas defesas as quais enfrentava. Marcou nos dois jogos daquela final diante do rubro-negro. Também esteve em campo na final do Mundial diante do Milan, entrando no segundo tempo.
No ano seguinte, em um contexto onde o São Paulo foi o primeiro time da história do futebol a jogar duas vezes no mesmo dia, Juninho jogou os dois jogos, inclusive marcando um gol nos minutos em que esteve em campo diante do Sporting Cristal, antes de também estar em campo mais tarde pelo Brasileirão. Foi o primeiro jogador a realizar tal feito em todos os tempos no futebol. Também fez parte, naquele ano, do time vice-campeão da Libertadores para o Velez.
Permaneceu no Tricolor até 1995. Na época, seu bom futebol o levou a Seleção Brasileira e um bom desempenho num amistoso diante da Inglaterra em Wembley chamou a atenção justamente de um clube da Terra da (na época) Rainha. Ele acabou negociado com o Middlesbrough, chegando ao clube já mais próximo do final do ano e encerrando assim sua passagem pelo Morumbi. Foi um dos primeiros brasileiros a desbravar o futebol inglês e o primeiro a fazer muito sucesso na era Premier League.
No total, em três anos atuando no São Paulo, Juninho esteve em campo em 141 partidas pelo Tricolor, marcando 22 gols. Conquistou vários títulos internacionais pelo clube, como a Sueprcopa da Libertadores, duas Recopas Sul-Americanas, uma Copa Conmebol, uma Copa dos Campeões Mundiais e, é claro, o Mundial Interclubes de 1993.
0 comentários:
Postar um comentário