A história de Jordi Cruyff com a Seleção Holandesa

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Jordi atuando na Laranja Mecânica

O nome Cruyff é provavelmente o mais famoso já produzido pelo futebol holandês em sua história. O "Pitágoras de Chuteiras" foi considerado um dos maiores jogadores da história do futebol e além de tudo foi certamente uma das pessoas mais importantes para o esporte. Seu filho Jordi Cruyff, que está completando seus 50 anos, tentou seguir seus passos no futebol, mas não teve muito sucesso ao longo da carreira, atrapalhado por lesões. Porém, em seu início, chegou a atuar na Seleção Holandesa.

O início da trajetória de Jordi não foi lá tão ruim. Ele começou seus passos no futebol atuando no Barcelona, onde fez a maior parte de suas categorias de base, subiu ao time principal na temporada 1994/1995 e seu início foi muito bom, já que atuou em vários jogos como um meia mais avançado na equipe do Barça e marcou nove gols ao longo daquele biênio, rapidamente se tornando titular da equipe catalã.

Já na época recebeu sondagens da Espanha para disputa dos jogos olímpicos daquele ano, onde a Fúria participaria. Porém, Gus Hiddink o observou no Barça e acabou fazendo um convite que Jordi não podia recusar, já que foi convocado pela seleção principal da Laranja Mecânica em meio a preparação para a Eurocopa de 1996, tendo na época apenas 22 anos de idade. 


Estreou em um amistoso diante da Alemanha, que foi vencido pelos tedescos por 1 a 0 e depois ainda atuou em um amistoso diante da Irlanda antes de embarcar junto ao time laranja para a Inglaterra e a disputa do campeonato europeu. Titular desde o início da competição, marcou diante da Suíça seu único gol com a camisa laranja, em um bonito chute de fora da área. 

Atuou em todos os jogos da equipe naquela Euro, inclusive na eliminação para a França nos pênaltis. Ainda fez mais uma partida pela seleção, em outubro, numa vitória diante de País de Gales pelas eliminatórias, antes de viver um declínio em sua carreira causado principalmente pelas lesões que começou a sofrer. No total, atuou em nove jogos com a Holanda, marcando um gol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações