Com informações da Revista Monet
Foto: reprodução
Sven-Göran Eriksson está com 75 anos
O técnico de futebol sueco Sven-Göran Eriksson revelou ter sido diagnosticado com um câncer terminal e que tem no máximo mais um ano de vida. Hoje aos 75 anos, o treinador passou por algumas das maiores equipes da Europa e quatro seleções mundiais. Ele foi o técnico da Inglaterra na Copa do Mundo de 2002, eliminada pelo Brasil, por 2 a 1, nas quartas de final do torneio na Coreia do Sul e no Japão.
Eriksson tornou público seu diagnóstico em entrevista à emissora de rádio sueca P1 Radio, noticia o jornal britânico Daily Mail. “Preciso lutar enquanto for possível”, disse o treinado. “Todos sabem que tenho uma doença feia. Todos concluíram que se trata de câncer e é mesmo. Mas preciso lutar enquanto for possível. Mas você pode enganar seu cérebro. Ver o lado positivo das coisas, não se deixar levar pelas adversidades, porque é a maior das adversidades, mas tire algo bom dela”.
Perguntando sobre as perspectivas dadas a ele por seus médicos, o treinador disse: “Na melhor das hipóteses, talvez um ano ou um pouco menos, talvez um pouco mais. Não dá para ter certeza absoluta. É melhor não pensar a respeito”.
As especulações em torno do estado de saúde de Eriksson tiveram início no ano passado, quando ele anunciou o fim de seus trabalhos como diretor esportivo da equipe sueca Karlstad. Ele contou na entrevista que optou pelo fim da carreira por causa do diagnóstico. Ele procurou médicos após desmaiar durante uma corrida.
Entre os clubes treinados por Eriksson estão Roma, Benfica, Fiorentina, Sampdoria, Lazio, Manchester City, Leicester City e IFK Gothenburg. Além de seus cinco anos na Inglaterra, ele treinou as seleções do México, da Costa do Marfim e das Filipinas.
Eriksson foi o primeiro treinador da Inglaterra não nascido no Reino Unido. Ele treinou uma geração célebre, com atletas como David Beckham, Steven Gerrard e Frank Lampard. Na Copa de 2002, a eliminação veio por meio de um golaço de Ronaldinho Gaúcho, após os ingleses abrirem o placar com Michael Owen e o Brasil empatar com Rivaldo. Na Eurocopa de 2004, a eliminação foi para Portugal, nos pênaltis, nas quartas. Na Copa de 2006, a Inglaterra foi novamente eliminada nas quartas, também para Portugal.
0 comentários:
Postar um comentário