Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Prosinecki atuando pelo Real Madrid
Robert Prosinecki foi um bom meio-campista croata, atuando por diversos clubes, entre eles o Real Madrid e Barcelona, tendo mais um pouco mais sucesso na equipe merengue. O jogador foi o primeiro e único a marcar por dois países diferentes em Copas do Mundo.
O jogador nasceu na Alemanha Ocidental, no dia 12 de janeiro de 1969, mas se mudou bem novo para a Iugoslávia e depois se naturalizou croata. O jogador começou na base do Stuttgart Kickers, mas teve uma briga com o treinador e foi para o Dínamo Zagreb.
Depois de 6 anos na base da equipe, o meio-campo subiu para o profissional do clube aos 16 anos. Porém, no time principal não teve muitas chances e ficou apenas uma temporada no clube, pois acabou sendo contratado pela Estrela Vermelha.
Pelo clube sérvio, o jogador conseguiu ter um grande destaque, sendo muito importante para o time e ganhando o coração dos torcedores com as belíssimas atuações. Robert era um dos jovens mais promissores do Leste Europeu, chamando a atenção de outros times.
Com diversas conquistas pelo clube Sérvio, o jogador acabou deixando o clube depois de 4 temporadas. A sua situação no clube ficou complicada por ser croata, pois estavam em meio a uma guerra de independência pelas terras de suas origens contra a Iugoslávia.
Um dos destaques importantes da sua carreira foi o ocorrido de marcar gols por duas seleções diferentes em Copas do Mundo. Primeiro foi pela Iugoslávia para o Mundial em 1990, porém oito anos depois foi a competição pela Croácia.
Depois da sua saída do Estrela Vermelho, o jogador foi contratado pelo Real Madrid, uma grande oportunidade em um dos maiores times do futebol mundial. Robert chegou com muita expectativa, já que tinha ficado entre os cinco melhores jogadores do mundo.
O jovem era uma grande promessa, mas não conseguiu se firmar no time titular do Real, vivendo boa parte no banco de reserva, mas entrava em praticamente todos os jogos.
Era muito utilizado, mas nunca foi um titular absoluto, viveu entre o time titular e o banco de reserva durante toda a sua passagem pelo Madrid. Em sua primeira temporada pelo clube não conquistou nenhum título, mas depois veio algumas conquistas.
Em 1992-93 foi campeão da Copa del Rey, que levou o time à decisão da Supercopa da Espanha, onde a equipe conseguiu o título em 1993. Além das duas conquistas, o Real Madrid ainda venceu a Copa Ibero-Americana.
Em 1994 já estava ficando sem espaço na equipe e, por isso, acabou deixando o clube após 73 jogos e 12 gols. Robert foi contratado pelo Real Oviedo, também da Espanha.
0 comentários:
Postar um comentário