Reinaldo - O Rei do Galo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Reinaldo é um dos maiores ídolos do Galo

Nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2024, José Reinaldo de Lima, um dos maiores ídolos da história do Clube Atlético Mineiro, está completando 66 anos de idade. Ao longo de sua brilhante carreira como jogador profissional, o ex-atacante teve uma marcante passagem pelo Galo entre o começo da década de 70 e metade dos Anos 80.

Sua primeira aparição aconteceu quando ele tinha apenas 15 anos, participando de um treino do time atleticano atuando no ataque reserva contra a defesa titular que havia sido campeã do Brasileirão em 71. O jovem foi um dos melhores jogadores em campo naquele dia e chamou a atenção de todos que presenciaram. 

No dia 28 de janeiro de 73, com seus 16 anos anos de idade, fez sua estreia no time profissional, num jogo diante do Valério. Entretanto, o resultado resultado foi adverso para o Galo.

Em 74, num embate contra a equipe do Ceará, pisou em um buraco e acabou torcendo o joelho. Ainda na mesma temporada, também teve de extrair os dois meniscos após uma entrada forte de um companheiro de time em um treinamento. Posteriormente, o atacante foi acompanhado por uma série de lesões no joelho até o restante da carreira.

Seu primeiro título foi o Campeonato Mineiro de 1976 de maneira invicta. Dois anos depois, fez parte do elenco que deu início ao hexacampeonato estadual consecutivo de 78 a 83. Foi o artilheiro com melhor média de gols em uma única edição de Campeonato Brasileiro, tendo feito 28 gols em 18 jogos, ou 1,55 por jogo, em 77, mesmo sem conquistar o título nacional. 


Naquele mesmo ano, esteve na equipe que terminou o campeonato invicto, mas acabou sendo apenas vice-campeão nos pênaltis para o São Paulo, que fechou a primeira fase da competição com 12 pontos a menos, período em que as vitórias valiam somente dois pontos. Em 80, foi novamente vice-campeão brasileiro, desta vez para o Flamengo.

Em toda a sua trajetória pelo clube mineiro, Reinaldo disputou 475 jogos e marcou 255 gols. Já na base, fez 54 gols em 44 partidas, totalizando 309 gols. Estes números fazem dele um dos maiores artilheiros da história do futebol de Minas Gerais, o maior artilheiro da história do Atlético, e o detentor da maior média de gols em campeonato brasileiro com 1,55 por jogo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações