Protesto querendo a venda do Reading e interrompem jogo na Inglaterra

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução/BBC

Torcedores interromperam o jogo diante do Port Vale

Na Inglaterra, com o endurecimento das leis contra problemas causados por torcedores, não é mais comum ver cenas de violência ou mesmo invasão dentro dos estádios. Muitas vezes, quando invasões de campo ocorrem elas são motivadas por conquistas inéditas, inesperadas ou em casos onde o clube não ganhava aquele troféu há muito tempo. Outros casos ocorrem quando há massivos protestos contra donos de um clube, como já fez outrora a torcida do Manchester United. Neste último fim de semana, foi a vez dos torcedores do Reading protestarem.

O Reading é um dos mais antigos clubes do futebol inglês, sendo fundado em 1871. Porém, foi apenas em 1920 que o clube se colocou na Football League, passando boa parte de sua história perambulando entre a segunda e a quarta divisão inglesa. Nos anos 2000, a equipe finalmente chegou a Premier League, sendo campeão da Champioship de 2005/2006 com uma campanha histórica e permanecendo dois anos na principal divisão antes de cair, retornando só em 2013 e mais uma vez indo embora no mesmo ano. 

Os problemas no clube começaram mais recentemente. Comprado pelo Chinês Dai Yongge em 2017, o Reading desde então tem enfrentado problemas administrativos atrás de problemas administrativos e seguidas quebras de regulamento da EFL fizeram com que o clube fosse rebaixado na temporada passada depois de 10 anos na segunda divisão, tendo passado perto do acesso por duas vezes nesse período. O rebaixamento fez com que os protestos aumentassem ainda mais. Tudo isso levou aos eventos no jogo contra o Port Vale.

A partida já teve protestos de torcedores desde antes da bola rolar, com o início do jogo sendo atrasado devido a várias bolinhas de tênis serem jogadas em campo. Após o apito inicial, apenas 17 minutos de jogo aconteceram antes da massiva invasão de torcedores, que tomaram o campo com protestos contra Yogge, pedindo para que o chinês venda o clube. Não há ainda uma nova data para o jogo contra o Port Vale e não se sabe quais serão as consequências da invasão. 

Neste ano, os Royals vivem um tremendo tira e põe de punições da EFL e da própria FA, após diversos episódios de má conduta financeira por parte de Yongge, que está devendo desde salários a jogadores até impostos ao fisco britânico. Dentro de campo, a temporada também é caótica, com o time estando em 20º lugar, perigosamente perto da zona de descenso a quarta divisão e correndo o risco de sofrer mais punições ainda neste mês de janeiro. 

Segundo Ben Thomas, que é integrante de um podcast sobre o clube: "nós estivemos a um pênalti da Premier League há 5. 6 anos atrás e desde então estamos vivendo um gradual declínio, então fomos bem pacientes". Ele conta que os torcedores já sofreram o suficiente e que a invasão foi "completamente orgânica". O protesto, para ele, teve o objetivo de mostrar que os torcedores estão "desesperados para salvar o clube" e que ele foi uma espécie de "grito de socorro". 


A conclusão da entrevista de Ben a Sky Sports é que o maior medo dos torcedores é que o clube feche as portas se não for vendido. A situação vivida pelo Reading lembra um pouco o que passou o Bury, que só não fechou as portas pois os torcedores compraram o clube e ressuscitaram ele, inicialmente como Bury AFC e depois como Bury FC, herdando toda a história do antigo Bury. Quem também passou por coisa parecida foi o Glasgow Rangers, que virou Rangers FC depois de também ter enormes problemas financeiros e legais e oficialmente mudar de dono.

Restará acompanhar os próximos capítulos para entender qual será o futuro do Reading, que pode ser mais um clube que viverá um pesadelo devido a um dono que não consegue o administrar direito. Em meio a justa discussão sobre SAFs no Brasil, onde a maioria delas tem conseguido impacto positivo, é importante lembrar de clubes que quase tiveram seu legado e história destruídos por seus donos, o que talvez infelizmente aconteça ao Reading.  
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações