Paulistão A2 2024 começa nesta quarta-feira

Por Victor de Andrade, Felipe Roque, Fabio Rocha, Lucas Paes, Ricardo Pilotto e Emerson Gomes
Arte: FPF


O calendário profissional do futebol paulista em 2024 tem início nesta quarta-feira, dia 17, com a realização da primeira rodada da Série A2 estadual. São 16 equipes na disputa brigando pelas duas vagas na elite e fugindo do rebaixamento para a A3.

O regulamento permanece o mesmo. Na primeira fase, os 16 times se enfrentam em turno único. Os dois últimos colocados são rebaixados para a Série A3, enquanto que os oito primeiros avançam para as quartas de final. A partir dessa fase é confronto eliminatório em ida e volta, o famoso mata-mata. Os dois finalistas sobem para a Série A1.

Confira os participantes:

CAPIVARIANO FUTEBOL CLUBE
Capivari

O Capivariano chega na Série A2 após o título da A3 como uma das grandes incógnitas da competição. O treinador Elio Sizenando foi mantido no comando da equipe.Atletas como Brayan, que estava no Ferroviário e Neto Costa, ex-Operário, chegam como destaques.. O elenco ainda está em construção, o que nos faz esperar uma equipe que largue um pouco atrás das demais na competição.

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE
Ribeirão Preto

Sonhando com o retorno à elite do futebol paulista, o Bafo se movimentou na busca por reforços e promete fazer uma boa campanha. Isso porque, além de trazer o goleiro Allan Thiagos; os defensores Léo Santos e Lucão; o volante Michelon; o meia Andradina e o atacante Vitor Alagoano, o time de Ribeirão Preto também manteve meio-campista Vitinho, o ponta Paulinho e o centroavante Luizinho. O primeiro desafio do clube alvinegro na Série A2 será diante do Capivariano, fora de casa, nesta quarta-feira, 17, às 19 horas.

ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES
Araraquara

A Ferroviária teve, em 2023, uma temporada de baixos e altos, começando com a queda para a A2 no Paulista e terminando com o vice da Série D do Brasileiro e acesso para a Série C. Para 2024, a Locomotiva quer iniciar voltando para a elite do estadual. Para isto, manteve a base da Série D, inclusive o treinador Alexandre Lopes, e trouxe alguns reforços, como o atacante Gustavo Nescau. Depois da A2, a equipe de Araraquara ainda tem a Série C Nacional.

CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS
São Paulo

O Moleque Travesso não vem de boas campanhas no ano de 2023. Após ser eliminado ainda na primeira fase da A2 e nas quartas de final da Copa Paulista, o Moleque Travesso investiu em contratações e trouxe alguns nomes para a temporada de 2024, quando completará 100 anos. A equipe da Moóca, comandada por Jorginho, teve algumas permanências importantes, como o goleiro André Dias e Dudu. Ainda trouxe nomes conhecidos como Léo Castro e Cesinha para a disputa da A2. Independente dos atletas, a torcida do Juventus só deseja vitórias no ano de seu centenário.

CLUBE ATLÉTICO LINENSE
Lins

O Linense montou um time com muitos jogadores que atuaram na Série A3 do ano passado. Na temporada passada, o Elefante ficou na parte baixa da tabela, perigosamente perto do rebaixamento. Alberto Félix terá, em 2023, um elenco bastante limitado em suas mãos, mas que pode, se todos jogarem o seu melhor futebol, brigar por uma vaga no mata-mata. O elenco tem muitos jogadores jovens e tem talvez como principais nomes os atacantes Marcos Uberaba, Orlando Júnior e Luan Santos.

ATLÉTICO MONTE AZUL
Monte Azul

O Monte Azul é um dos clubes, se não o principal, com mais mudanças, pois agora com grandes investimentos da SAF, que é do pai do Neymar e do Emerson Sheik. O clube vem com muitas contratações e uma comissão técnica nova, e busca brigar pelo acesso, já que na temporada passada lutou contra o rebaixamento. Bruno Coutinho vai dirigir a equipe.

ESPORTE CLUBE NOROESTE
Bauru

O Noroeste vem com diversas contratações e com o objetivo de subir para a primeira divisão. O treinador segue sendo Moisés Egert. O Norusca bateu na trave na temporada passada, quando foi eliminado na semifinal para o Novorizontino, e caiu nas quartas da Copa Paulista para a Portuguesa Santsta, mas busca este ano conseguir concluir seu objetivo.

OESTE FUTEBOL CLUBE
Barueri

O Oeste vive um momento diferente de sua história recente. Sem competição nacional, a equipe luta para voltar a elite estadual e alçar o voo para as divisões do Brasileirão. Mas este primeiro passo é difícil, e para isto o técnico Lelé contará com atletas conhecidos no cenário nacional como Bruno Aguiar, Uilian Correia, Mazinho, e com destaques das últimas séries A2 como Alex Reinaldo e Lucas Gadelha.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA
Santos

O ano de 2023 foi mágico para o torcedor da Portuguesa Santista. Além uma boa campanha no Paulistão A2, sendo eliminada nas quartas de final, e um marcante título da Copa Paulista, a Briosa ainda garantiu vaga na Copa do Brasil de 2024, fazendo com que o caixa aumentasse no ano. A equipe rubro-verde manteve alguns de seus principais pilares do inédito título conquistado em 2023, como o goleiro Wagner Coradin e o volante Franco, craque da última competição. A Briosa ainda conta com uma contratação de peso: Bruno Moraes, artilheiro da A2 de 2023, que promete balançar as redes da equipe de Ulrico Mursa. Vale lembrar que a Briosa estará também na Copa do Brasil.

ESPORTE CLUBE PRIMAVERA
Indaiatuba

Buscando o inédito acesso para a elite do futebol estadual, o Fantasma de Indaiatuba está indo para o seu terceiro ano seguido na Série A2 do Paulistão. Para fazer diferente nesta temporada, o clube do interior se movimentou no mercado e trouxe o goleiro Gledson; os laterais Elias, Jonathan Bocão e Gabiga; os zagueiros Reginaldo e Renato Vischi; os volantes Vinicius Kiss e Pablo; os meio-campistas Pionteck, Dener, e Welliton; os meias Renatinho, João Torres e Pedro Arthur, além dos atacantes Patrick Fabiano e Josiel. Na estreia, a equipe tricolor vai receber a Portuguesa Santista no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, nesta quarta-feira, às 15 horas.

RIO CLARO FUTEBOL CLUBE
Rio Claro

O Galo Azul de Rio Claro parece mais uma vez vir sem grandes pretensões na Série A2. A equipe possuí bons jogadores, como o atacante Denílson, que já foi bem na A2, o jovem defensor Gustavo, que inclusive passou por empréstimo pelo Manaus sem muito sucesso, entre outros. Porém, o elenco do time azul e branco tem lacunas, apesar de ter o bom treinador Edson Vieira. O time é uma verdadeira incógnita, mas deve brigar por uma das últimas vagas no mata-mata da competição.

ESPORTE CLUBE SÃO BENTO
Sorocaba

Dirigido pelo experiente Roberto Fonseca, o São Bento, que foi rebaixado do Paulistão A1 do ano passado, espera voltar para a elite estadual. O Bentão contatou, até o momento, 20 jogadores para a disputa da A2, como o meia Ravanelli, e ainda pode utilizar alguns atletas que disputaram a Copa São Paulo de Juniores.



SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE
São José dos Campos

Atual vice-campeão da Copa Paulista e recém promovido da Série A3 do Paulistão, a Águia do Vale chega para a competição visando o acesso para manter o seu desenvolvimento. Além de manter algumas peças do elenco, a equipe do Vale do Paraíba se reforçou e teve como uma das suas contratações o volante Marzagão, ex-Lusa. O primeiro jogo do time comandado pelo treinador Ricardo Costa neste Paulistão A2 de 2024 será nesta quarta-feira, às 20 horas, contra o Noroeste, em casa. Vale lembrar que a equipe disputa o Brasileirão Série D.

ESPORTE CLUBE TAUBATÉ
Taubaté

O Burro da Central espera crescer em 2024 e finalmente buscar o acesso. O Taubaté, que será dirigido por Wilson Junior, foi ao mercado de jogadores e trouxe atletas como o goleiro Leandro, destaque dos últimos anos pela Portuguesa Santista, e o lateral-esquerdo Fernando Júnior. Outra situação interessante é a volta do clássico contra o rival São José, que está de volta à Série A2.

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA VELO CLUBE RIO-CLARENSE
Rio Claro

O Velo Clube tem sido competitivo nos últimos anos, e tenta subir de nível neste ano com um velho conhecido no comando, Fahel Junior. O elenco contém alguns destaques de campanhas anteriores como Felipinho e Lucas Cezane, destaques vindos de outras equipes do Estado como Douglas Santos, ex-São Bernardo e Ryan, ex-Linense e atletas vindos de outros mercados, como o lateral Guilherme Martinelli.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Piracicaba

O XV de Piracicaba bateu na trave em dois campeonatos na temporada, sendo semifinal na Copa Paulista e no Paulistão A2, mostrando um trabalho equilibrado. Para esse novo ano, a diretoria buscou melhorar o elenco, trazendo jovens promissores para mesclar com os experientes, como o centroavante Anderson Magrão e o zagueiro Glauco, e tentará brigar para subir a elite da competição. O treinador será Paulo Roberto Santos.


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações