Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
O Peixe campeão do Paulistão de 1955
Há 68 anos o Santos conquistava o seu segundo título do Campeonato Paulista, quando venceu o Taubaté e concretizou a conquista do estadual de 1955. A equipe inicia um ciclo vitorioso, depois de viver um jejum de 20 anos da sua primeira conquista.
O campeonato paulista tinha outro regulamento, era feito em pontos corridos, tendo turno e returno, com a participação de 14 times. A competição começou em 1955, mas só terminou no ano seguinte, e a equipe que somasse mais pontos levava o título.
A competição foi muito acirrada, contando com os times grandes de estado em ótimo momento. O Santos vivia um momento ruim, com um jejum de 20 anos da sua última conquista estadual, quando ocorreu seu primeiro título do Campeonato Paulista em 1935.
A equipe sentia esse peso, o que poderia gerar uma pressão muito grande aos atletas, mas naquela temporada, o time conseguiu se encaixar muito bem e fazer uma competição muito sólida.
Foi uma disputa muito equilibrada entre os quatro grandes clubes do futebol paulista, e a definição da competição foi levada até o final. O Corinthians foi o time que mais desafiou o Peixe durante o estadual, sendo uma pedra no sapato durante as 26 rodadas.
Ambos os times fizeram grandes jogos, mas o Santos conseguiu levar o título tendo uma vitória a mais, somando no final um ponto a mais do que seu rival. O título foi decidido no dia 15 de fevereiro de 1956, quando o Peixe enfrentou o Taubaté na Vila Belmiro.
Em um jogo com mais de 8 mil torcedores, o Santos entrou precisando de uma vitória para conquistar o seu segundo título paulista. A equipe começou pressionando o adversário, e conseguiu abrir o placar aos 15 minutos com Álvaro.
Mas depois do gol, a partida acabou ficando equilibrada e o Santos levou o empate no segundo tempo, aos 9 minutos, com Berto.
O empate tirava o título do Santos, e a equipe teve que sair com tudo para o ataque e rapidamente conseguiu voltar a frente do placar. Aos 19 minutos, Pepe marcou o segundo gol, que deu o título do Campeonato Paulista ao Santos, terminando a competição com 40 pontos e o Corinthians com 39.
Além da importância do título, aquela conquista contou com uma curiosidade, pois depois da competição, Maugeri Neto e Maugeri Sobrinho compuseram a popular marchinha “Leão do Mar”, cantada até hoje como um hino popular do clube.
O time campeão paulista era formado por: Manga; Hélvio e Feijó; Ramiro, Formiga e Urubatão; Tite, Juan José Negri, Del Vecchio, Álvaro e Pepe. Técnico: Lula
0 comentários:
Postar um comentário