Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O Peixe foi bicampeão paulista em 1956
Em 3 de janeiro de 1957, o Santos vencia o São Paulo no gramado Pacaembu por 4 a 2, e conquistava o Paulistão de 1956, um bicampeonato, já que o clube havia conquistado a taça em 1955. O troféu é muito lembrado porque marcou o primeiro bicampeonato estadual consecutivo da história do Peixe, que já havia vencido a edição anterior.
Além do fato daquele troféu ter ficado com o Alvinegro Praiano, um outro acontecimento muito importante ocorreu em território santista. Se tratava da chegada de uma jovem promessa, que saiu do interior e mudou, tanto o futebol brasileiro quanto mundial: Pelé. O craque foi levado ao time litorâneo por Waldemar de Brito, mas só debutou no clube em um jogo oficial no ano seguinte. Desde que deu seus primeiros passos dentro das quatro linhas, criou grandes expectativa em todos os membros do clube, que tinha um bom plantel.
Pelé foi nomeado como o ‘Rei do Futebol’ e teve a oportunidade de agradecer a coroação aos seus companheiros que o auxiliaram por duas décadas de clube. Na época de sua vinda ao Santos em 1956, o Alvinegro da Vila havia sido, não só campeão estadual, como também o vencedor de uma versão internacional do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Apesar disso, o então 'Gasolina' pouco jogou no profissional naquela temporada, entrando mais em amistosos.
Além disso, o Peixe chegou a ficar 24 jogos sem perder e tomou posse da ‘Taça dos Invictos’ em 28 de outubro, quando derrotou o São Paulo pelo placar de 2 a 0. Quase um mês depois, quem ficou com o troféu foi o Corinthians, que interrompeu a sequência santista no dia 11 de novembro ao chegar a marca de 25 jogos de invencibilidade.
O Tricolor, que era o antigo dono da taça, foi o time que mais competiu junto com o Alvinegro Praiano pelo título. Ambas as equipes protagonizaram momentos emocionantes na reta final do campeonato e depois da fase regular. Na disputa da valorizada Taça, a dupla San-São fez outra partida inesquecível, mas que acabou ficando marcada pela grave lesão do meia santista Vasconcelos, que fraturou o fêmur no primeiro tempo do clássico vencido pelos são paulinos por 3 a 1. Mais tarde, esta contusão culminou com a entrada de Pelé no time titular.
No fim da competição, estes dois clubes estiveram mais uma vez frente a frente para o confronto de desempate. Depois de bater o Palmeiras pelo placar de 5 a 3 na última rodada, os tricolores somente contavam com um empate entre Santos e Corinthians no dia seguinte. Porém, o triunfo do santista sobre o Timão levou o empate em pontos com o São Paulo, que estava no Módulo Azul.
Apesar de ter tido uma melhor campanha, a grande decisão foi realizada no Pacaembu. O Tricolor foi ao intervalo vencendo por 2 a 1, mas na etapa complementar, o Santos foi às redes em três oportunidades e ficou com o título estadual.
0 comentários:
Postar um comentário