Há 31 anos, o futebol perdia o atacante Edivaldo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Edivaldo treinando em sua época de atleta

Mortes prematuras no futebol são, felizmente, não muito comuns, mas infelizmente ainda acontecem, seja por motivos de saúde, como infartos ou problemas de coração em campo ou em acidentes fora do campo de futebol, como brigas de bar, crimes violentos ou mesmo acidentes de carro, como o que vitimou Dener nos anos 1990. Outra morte de jogador em um acidente automobilístico nos anos 1990 foi a do atacante Edivaldo, que nos deixou no dia 14 de janeiro de 1993. 

Edivaldo nasceu em Volta Redonda, mas começou seu futebol profissionalmente no Atlético Mineiro, onde inclusive teve ótimos momentos, sendo campeão de três campeonatos mineiros no Galo e inclusive chegando a Seleção Brasileira como jogador do time, sendo parte do elenco da Copa do Mundo de 1986. No tempo em que esteve no Galo, passou também por empréstimo pelo Taquaritinga. Foi depois de boa passagem no Galo que chamou a atenção de Telê Santana e foi parar no São Paulo.

Bom ponta, veloz, com boa finalização de fora da área, Edivaldo foi um dos destaques na conquista do Campeonato Paulista de 1987. Repetiu a dose indo muito bem no Paulistão de 1989. Além de bom desempenho em campo, o ponta ficou com fama de mulherengo fora das quatro linhas, sendo conhecido na época por aproveitar as oportunidades que a vida de jogador lhe dava. Era também apelidado de Papagaio e de Pepe Legal.


Depois de passar pelo Tricolor, ainda atuou no México, no Palmeiras e novamente no Galo e no Taquaritinga antes de chegar ao futebol japonês no ano de 1992. Foi quando jogava por lá, no time que hoje é o Gamba Osaka, que sofreu o acidente que lhe tirou a vida. Seu carro, um Fiat Tempra, acabou batendo e pegando fogo no meio da rodovia Castelo Branco. Uma falha mecânica que a marca constatou na época nos Tempras fez com que a família de Edivaldo processasse a montadora, mas a ação estava arquivada na última atualização, em 2018.

Edivaldo tinha apenas 30 anos, sendo que faria 31 em abril daquele ano, quando veio a falecer, num evento em que vários jogadores de futebol pelo país pararam suas férias para prestar uma última homenagem ao atacante. No total, conquistou quatro títulos do Campeonato Mineiro e dois do Campeonato Paulista ao longo de sua carreira no futebol. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações