A passagem vencedora de Gilmar Rinaldi pelo São Paulo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Gilmar conquistou muitos títulos pelo São Paulo

Gilmar Luís Rinaldi foi um grande goleiro do futebol brasileiro, sendo um dos reservas de Taffarel na conquista da Copa do Mundo de 1994. Por clubes, atuou em gigantes nacionais, conquistando diversos títulos importantes e pelo São Paulo voltou a dar confiança aos torcedores nos anos 80, após o Tricolor ter perdido Waldir Peres.

O goleiro nasceu em Erechim, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de janeiro de 1959, e começou a sua carreira no Internacional. Pelo clube gaúcho conseguiu se desenvolver e fez partes de elencos multicampeão, conquistando Campeonatos Brasileiro e o tetracampeonato gaúcho.

Conseguiu ganhar a vaga de titular aos poucos, mas rapidamente conseguiu se destacar. Depois de alguns anos no Colorado, o São Paulo se interessou pelo jovem, pois estava vivendo uma fase de insegurança, já que os seus goleiros não se firmavam. 

Desde a saída de Waldir Peres, em 1983, o clube passou por dificuldades para achar alguém que se firmasse na posição. Em 1985, Gilmar foi contratado e rapidamente se consolidou na vaga de titular absoluto, fazendo grandes atuações e devolvendo a segurança aos torcedores tricolores. 

Em seu primeiro ano no clube, já ajudou o time na conquista do Campeonato Paulista. Além do Paulistão, ainda na mesma temporada, a equipe ganhou a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo. E o goleiro fazia parte do grupo que iria à Copa do Mundo de 1986, pois Telê Santana havia levado quatro goleiros durante a preparação, mas para a competição acabou cortando um, e Gilmar ficou de fora.

Ainda em 1986, a equipe manteve o grande rendimento, e fez uma belíssima campanha no Campeonato Brasileiro. O tricolor foi para a final contra o Guarani, que acabou sendo decidida nas penalidades, e depois de muita emoção o São Paulo conquistou o título nacional. 


Em 1987, o time voltou a conquistar o Campeonato Paulista, mais um título estadual para a conta do goleiro. Além disso, voltou também a ganhar a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo.  Porém, o São Paulo contratou o goleiro Rojas naquela temporada, que começou a tirar um pouco do espaço de Gilmar. Os dois arqueiros começaram a revezar no gol tricolor. 

Gilmar já não era mais o titular absoluto da posição e, logo em seguida, o clube trouxe Zetti, que se tornou o goleiro titular. Já como reserva, Rinaldi fez parte da conquista do Campeonato Paulista de 1989. Após perder espaço, o goleiro ficou chateado e precisava de minutagem, por isso deixou o clube em 1990, quando foi atuar pelo Flamengo. Pelo São Paulo foram 253 jogos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações