Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Gilmar conquistou muitos títulos pelo São Paulo
O goleiro nasceu em Erechim, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de janeiro de 1959, e começou a sua carreira no Internacional. Pelo clube gaúcho conseguiu se desenvolver e fez partes de elencos multicampeão, conquistando Campeonatos Brasileiro e o tetracampeonato gaúcho.
Conseguiu ganhar a vaga de titular aos poucos, mas rapidamente conseguiu se destacar. Depois de alguns anos no Colorado, o São Paulo se interessou pelo jovem, pois estava vivendo uma fase de insegurança, já que os seus goleiros não se firmavam.
Desde a saída de Waldir Peres, em 1983, o clube passou por dificuldades para achar alguém que se firmasse na posição. Em 1985, Gilmar foi contratado e rapidamente se consolidou na vaga de titular absoluto, fazendo grandes atuações e devolvendo a segurança aos torcedores tricolores.
Em seu primeiro ano no clube, já ajudou o time na conquista do Campeonato Paulista. Além do Paulistão, ainda na mesma temporada, a equipe ganhou a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo. E o goleiro fazia parte do grupo que iria à Copa do Mundo de 1986, pois Telê Santana havia levado quatro goleiros durante a preparação, mas para a competição acabou cortando um, e Gilmar ficou de fora.
Ainda em 1986, a equipe manteve o grande rendimento, e fez uma belíssima campanha no Campeonato Brasileiro. O tricolor foi para a final contra o Guarani, que acabou sendo decidida nas penalidades, e depois de muita emoção o São Paulo conquistou o título nacional.
Em 1987, o time voltou a conquistar o Campeonato Paulista, mais um título estadual para a conta do goleiro. Além disso, voltou também a ganhar a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo. Porém, o São Paulo contratou o goleiro Rojas naquela temporada, que começou a tirar um pouco do espaço de Gilmar. Os dois arqueiros começaram a revezar no gol tricolor.
Gilmar já não era mais o titular absoluto da posição e, logo em seguida, o clube trouxe Zetti, que se tornou o goleiro titular. Já como reserva, Rinaldi fez parte da conquista do Campeonato Paulista de 1989. Após perder espaço, o goleiro ficou chateado e precisava de minutagem, por isso deixou o clube em 1990, quando foi atuar pelo Flamengo. Pelo São Paulo foram 253 jogos.
0 comentários:
Postar um comentário