Por Felipe Roque
Foto: arquivo
Davor Šuker durante sua passagem pelo Sevilla
Davor Šuker, lendário atacante da década de 90, completa hoje, o primeiro dia do ano, 56 anos. O ex-atleta, que nasceu na Ioguslávia, mas fez história com a camisa da Seleção da Croácia, vestiu a camisa de diversos gigantes do futebol, como Real Madrid e Arsenal, mas foi no Sevilla que o atacante despontou.
Começou a carreira em 1984, no Osijek, de sua cidade natal. Pelo modesto clube, foi artilheiro do campeonato iugoslavo de 1989, com 18 gols, chamando então a atenção de um clube maior, o Dínamo Zagreb. No clube da capital croata, um dos principais do país, foi vice-campeão em suas duas primeiras temporadas.
Aquelas acabariam sendo suas únicas temporadas no Dínamo: o campeonato terminou no período em que os croatas declaravam unilateralmente seu desmembramento da Iugoslávia, o que logo desencadearia a Guerra de Independência da Croácia, com a invasão do território pelo exército iugoslavo, controlado pelos sérvios.
O momento turbulento vivido na Croácia fez com que Šuker se transferisse ao Sevilla, da Espanha, em 1991. Em sua primeira temporada em La Liga, o croata entrou em campo em 26 oportunidades, marcando 9 gols.
Seus gols e atuações chamavam a atenção, mas foi na temporada 93/94 que o atacante despontou: foi o vice-artilheiro do Campeonato Espanhol, com 27 gols em 43 partidas, ficando somente atrás do artilheiro Romário.
Foi na temporada de 92/93 também que Šuker teve a honra de jogar ao lado da lenda Diego Armando Maradona, o que serviu de inspiração para o atacante. Após sua brilhante passagem pelo Sevilla, Šuker foi contratado pelo poderoso Real Madrid. Depois, passou por Arsenal, West Ham e, por último, 1860 München.
0 comentários:
Postar um comentário