Nova série do futebol paulista, a A4, começa neste sábado

Por Emerson Gomes, Felipe Roque, Ricardo Pilotto, Lucas Paes, Fabio Rocha e Victor de Andrade
Arte: FPF


A novidade do futebol paulista em 2024 tem início neste sábado, dia 26. A bola vai rolar para a Série A4 estadual, o novo certame que surgiu da Segunda Divisão. São 16 equipes na disputa, que vão brigar pelos dois acessos para A3 e fugir do rebaixamento para a Segundona.

O Campeonato Paulista da Série A4 de 2024 é formado pelos dois times rebaixados da A3 do ano passado e mais os times que ficaram entre o 3º e 16º lugares da Segunda Divisão de 2023. As equipes poderão disputar a Copa Paulista.

O formato da competição é similar aos da A2 e A3. No primeiro turno, os 16 times se enfrentam, em turno único. Os dois últimos colocados são rebaixados para a Segundona de 2025, enquanto os oito primeiros avançam. A partir daí é mata-mata, em ida e volta. Os dois finalistas conquistam o acesso para a A3.

Para a A4, um detalhe: para cada jogo, as equipes só podem relacionar cinco jogadores acima dos 23 anos. Todo o resto do time tem que ser formado por atletas em idade de sub-23. Confira abaixo os participantes da competição e como estão vindo:

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
São José do Rio Preto

Recém promovido para a nova divisão por ter feito uma das 16 melhores campanhas da Segundona Paulista de 2023, o Mecão chega para esta A4 sob nova direção. No fim do ano passado, a tradicional equipe de São José do Rio Preto, além de apresentar alguns reforços, apresentou o treinador Rúbio Alencar para tentar subir o Rubro à A3 de 2025. Porém, administrativamente, o clube vive problemas, inclusive com interventor indicado pela Justiça assumindo a agremiação a partir de fevereiro. A caminhada do time do interior começa neste sábado, 27, às 15 horas, contra a União Barbarense no popular Teixeirão.

GRÊMIO OSASCO AUDAX
Osasco

A equipe do Audax não promete muita coisa na A4 deste ano. Recém-rebaixado da Série A3, o time de Osasco sequer tem treinador anunciado, pois Fábio Toth deixou o clube nas vésperas da estreia para assumir o Desportivo Brasil. O elenco tem nomes interessantes, mas muito limitados e imprevisíveis. O Audax briga por uma vaguinha no G-8, mas a torcida da equipe de Osasco não espera muita coisa do clube no ano após o rebaixamento.

BARRETOS ESPORTE CLUBE
Barretos

O Barretos caiu na temporada do Paulistão A3, e agora estreia na nova divisão, a A4. O clube vem com muitas mudanças, trouxe vários nomes diferentes e busca a classificação de volta para a A3. Na semana passada, o time terminou sua lista de contratações, trazendo mais de 20 atletas para a competição e sendo dirigido por Gustavo Marciano.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FRANCANA
Franca

A equipe de Franca será treinada novamente por Wantuil Rodrigues, que garantiu o clube na nova divisão do Paulistão já no ano passado com uma campanha digna na Segundona. A Veterana trouxe alguns reforços e manteve boa parte do elenco do ano passado. Além disso, alguns jogadores da campanha da Copinha também farão parte do elenco. Com bom investimento, a equipe deve brigar por vaga na fase final.

INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE
Limeira

O Independente de Limeira estava na Segundona do Paulistão, mas com a criação da nova divisão foi para a A4. A equipe trouxe vários jogadores, mas acabou perdendo seu gerente de futebol no início do mês. Porém, na semana passada, o time ficou próximo da contratação do cantor MC Livinho, mas ainda não bateu o martelo na negociação. Petterson Martins, que estava no Barcelona Capela, dirige a equipe.

JABAQUARA ATLÉTICO CLUBE
Santos

O Jabaquara vinha trabalhando desde o ano passado, mas apenas anunciou treinador e jogadores na semana da estreia. O treinador continua sendo Adriano Piemonte, que vai para a terceira temporada no clube. Mas, as grandes novidades estão no elenco: entre os jogadores acima dos 23 anos, o Leão da Caneleira trouxe os experientes Diego Palhinha, meia, e Rodriguinho, atacante campeão brasileiro em 2010 pelo Fluminense.

CLUBE ATLÉTICO JOSEENSE
São José dos Campos

O Joseense viveu períodos de incertezas após o fim da Segundona Paulista. A 360 Football Business, que gerenciava o futebol profissional, deixou o clube. Mas, o Tigre do Vale correu atrás, montou o elenco e trouxe o ex-zagueiro Aloísio, que como jogador teve passagens por Barcelona e FC do Porto, para ser o treinador.

NACIONAL ATLÉTICO CLUBE
São Paulo

O Nacional tentará subir a série A3 após conseguir seu lugar na nova divisão no ano passado, sendo eliminada na terceira fase. Apesar do desejo de acesso, o time tem investimento modesto nesta temporada. Para conquistar o feito, o treinador Diego Souza foi contratado. O elenco tem atletas vindos da própria base, e outros atletas vindos de equipes que disputaram a Segundona em temporadas passadas. A expectativa é tentar a classificação para lutar pelo acesso a série A3.

CLUBE ATLÉTICO PENAPOLENSE
Penápolis

A Penapolense pinta como favorita ao acesso em 2024. A equipe de Penápolis tem um dos grandes elencos da competição e, comandada pelo técnico Marcos Campanholo, espera fazer uma boa campanha, e não bater na trave da promoção, como no ano passado, quando não passou da terceira fase do estadual. Uma das grandes esperanças do torcedor não está dentro das quatro linhas, mas sim, fora delas. É o treinador Marcos Campanholo, que chega após boa passagem no XV de Jaú, quando quase subiu à A3. Nos últimos anos, o técnico se destacou no interior paulista. Em 2021 classificou o Matonense para o Paulista A3 e em 2022 foi campeão invicto da Segundona com o Grêmio Prudente. A torcida espera que a sorte de Campanholo sirva de motivação para os atletas que tentarão o acesso.

RIO BRANCO ESPORTE CLUBE
Americana

A tradicional equipe de Americana viveu um inferno nos últimos anos e se afundou na pirâmide do futebol estadual. Agora tentando se recuperar, o Rio Branco fez uma campanha até digna na Segundona passada, caindo nos pênaltis para o Taquaritinga nas quartas de final. Valmir Israel treinará o alvinegro em 2024. O time trouxe vários reforços, com nomes como Grigor, que passou pelo XV de Piracicaba no ano passado. Ainda assim, a pretensão inicial do time de Americana é permanecer na divisão, para afastar aos poucos o fantasma da crise que o clube passou.

GRÊMIO DESPORTIVO SÃO-CARLENSE
São Carlos

Comandado em 2024 por Leandro Merlich, o Lobo da Central trouxe vários reforços para a temporada, depois de ter batido na trave do acesso para a Série A3 no ano passado. O clube investiu e contratou bastante, incluindo nomes como o atacante Gabriel Argentino, o goleiro Gustavo Belli, entre outros. É outra equipe que deve brigar por vaga na fase final e até pelo acesso.

FUTEBOL CLUBE SKA BRASIL
Santana de Parnaíba

A Águia é outro dos clubes que conquistaram o acesso automático da Segundona do ano passado e também devem vir em busca de uma nova promoção no cenário estadual. Para isso, o clube guiado pelo ex-zagueiro Edmilson, penta campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, trouxe alguns reforços, como o zagueiro Luiz Eduardo, e ainda subiu alguns jovens que se destacaram na Copinha no início desta temporada. A primeira jornada da equipe de Santana de Parnaíba no certame será neste sábado, 27, às 15 horas, diante do Audax, em casa.


CLUBE ATLÉTICO TAQUARITINGA
Taquaritinga

O Taquaritinga fez boa campanha na ultima temporada e por pouco não beliscou uma vaga na série A3, sendo eliminada nas semifinais. E para conseguir o feito este ano o treinador Marcelo Marelli renovou seu contrato. Experiente em captar atletas jovens, o comandante montou um elenco com destaques de outras equipes das divisões como o goleiro Matheus Saldanha, ex-Flamengo de Guarulhos, o meia Chileno, ex- XV de Jau e o atacante Adson, ex-VOCEM são alguns dos atletas que tentarão devolver o Leão ao terceiro nível do futebol Paulista. A equipe tem expectativas elevadas, sonhando com o acesso.

UNIÃO AGRÍCOLA BARBARENSE FUTEBOL CLUBE
Santa Bárbara d'Oeste

O União Barbarense chegou às quartas de finais da Segundona do Paulistão, e agora está na A4. O clube fez algumas mudanças, ficou com alguns jogadores do seu antigo elenco e apresentou mais de 12 reforços para a temporada, em busca do acesso para a A3. Lúcio Borges, de apenas 33 anos, será o treinador.

VILA OPERÁRIA CLUBE ESPORTE MARIANO - VOCEM
Assis

O Esquadrão da Fé é outra das 16 equipes que chegaram da Segundona e se reforçaram bastante para disputar esta nova divisão. Pensando no acesso à A3 do Paulistão do ano que vem, o time do interior vai iniciar a sua caminhada no campeonato enfrentando o Taquaritinga no domingo, 28, às 15 horas, jogando dentro de casa. Marcos Vinícius, o Viola, dirige a equipe.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Jaú

O XV de Jaú, antes da criação da Série A4, teve diversas decepções na Segundona. Investia, montava times fortes, contratava treinadores com históricos de acesso, mas acabava "morrendo na praia". Agora, com a criação da A4, o Galo espera superar essa fase e finalmente voltar para o Paulistão A3. Para isto, Tássio Lopes, que nos dois últimos anos esteve na Itapirense, dirige o time com o objetivo de subir de divisão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações