A estreia de Roberto Dias pelo São Paulo

Com informações da Gazeta Esportiva
Foto: arquivo

Roberto Dias atuando pelo Tricolor

Em um 7 de janeiro, no ano de 1943, nascia um dos maiores ídolos da história do São Paulo: Roberto Dias. E no dia 5 de maio de 1960, ele estreava pelo clube. Revelado pelas categorias de base do Tricolor, atuando pela primeira vez como profissional em um jogo contra a Portuguesa, no Pacaembu.

O duelo, válido pelo Torneio Roberto Ugolini, também conhecido como Quadrangular do Juventus, terminou com vitória da Lusa pelo placar de 2 a 0. Por outro lado, a partida acabou marcando o início da trajetória daquele que seria o principal jogador do São Paulo durante a época da construção do Estádio do Morumbi, período em que o clube acabou sofrendo com um jejum de títulos.

O ídolo, que ajudou o time a conquistar o título do Campeonato Paulista de 1970, é apontado por Pelé como um de seus maiores marcadores, entrou em campo 527 vezes com a camisa são-paulina entre 1960 e 1973, com 246 vitórias, 143 empates, 138 derrota e 78 gols marcados.


Roberto Dias ainda fez parte do elenco campeão do estadual de 1971, mas sem jogar, já que sofreu um infarto em 29 de novembro de 1970 e acabou ficando afastado do futebol por quase dois anos.

O ex-zagueiro faleceu no dia 26 de setembro de 2007, aos 64 anos, após sofrer um novo problema cardíaco no dia anterior. O São Paulo homenageou Roberto Dias ao batizar o centro de instrução de esportes aos jovens do clube social como "Centro de Orientação Desportiva Roberto Dias Branco".
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações