Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Edmundo foi o principal jogador do Vasco no Brasileirão de 97
Há exatos 23 anos atrás, o Vasco da Gama conquistava o seu terceiro brasileiro dentro do estádio do Maracanã. O Cruzmaltino havia feito uma primeira fase impecável, ficando na liderança com 54 pontos somados, depois de desafiar os 26 clubes que disputaram o campeonato.
O Gigante da Colina, que tinha um ataque muito forte, não teve muitos problemas para se classificar ao mata-mata. Na segunda fase, o Vascão garantiu a sua vaga para a final junto ao Palmeiras, que foi o líder do Grupo B, com uma goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo.
A grande decisão daquele Brasileirão ficou marcada por dois jogos equilibrados que acabaram empatadas. Entretanto, quem levou a melhor foi o clube carioca, que jogava por resultados iguais para se sagrar campeão. A partida de ida foi realizada no dia 14 de dezembro, no Morumbi, com cerca de 55 mil alviverdes presentes nas arquibancadas.
O fato curioso deste jogo foi que Edmundo, o grande nome do Vasco na época e que viria a ser artilheiro com 29 gols no campeonato, levou o terceiro amarelo e foi persuadido por Eurico Miranda a ser expulso. Pouco antes do último duelo, o time Cruzmaltino entrou com efeito suspensivo e o atacante pôde disputar a segunda metade do confronto de 180 minutos.
Na volta, realizada em 21 de dezembro, o Maracanã contou com quase 97 mil torcedores, sendo 89 mil pagantes e a maioria era vascaína. No fim da campanha, quem teve o privilégio de ficar com o título brasileiro daquele ano foi a equipe de São Januário.
0 comentários:
Postar um comentário