Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Serginho Chulapa durante a Copa do Mundo de 1982
Sérgio Bernardino, mais conhecido como Serginho Chulapa, foi um bom atacante, mas que ficou marcado também pelas suas confusões dentro de campo. O jogador atuou em gigantes do futebol paulista, o que o levou para a Seleção Brasileira, porém foi prejudicado pelo seu jeito briguento.
O jogador nasceu em São Paulo, no dia 23 de dezembro de 1953, e começou a sua carreira no futebol na base do São Paulo, clube em qual foi revelado anos depois. Pelo tricolor, o atacante foi muito importante, sendo artilheiro, porém suas confusões o atrapalharam muito.
Serginho tinha tudo para ser mais reconhecido dentro de campo, mas por conta da sua forma de agir acabou ficando marcado pelas confusões, o que acabou ofuscando o seu talento dentro de campo.
Era um grande artilheiro, tinha o faro do gol, sendo muito decisivo em todos os clubes que passou. Com as suas grandes atuações, começou a entrar no radar da Seleção Brasileira, mas novamente pelo seu jeito mais explosivo acabou demorando um pouco para ser convocado.
O atacante começou a ser chamado por Claudio Coutinho, técnico da seleção, perto da Copa do Mundo de 1978, e era praticamente um nome certo na competição, porém acabou ficando de fora por uma suspensão.
Pelo Campeonato Brasileiro de 1977 (que acabou terminando em março do ano seguinte), em uma partida contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, o São Paulo perdia por 1 a 0, até Serginho empatar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, o árbitro Oscar Scolfaro anulou o gol, seguindo a indicação de impedimento do bandeirinha Vandevaldo Rangel.
Serginho acabou ficando furioso com a marcação de impedimento e foi para cima do bandeirinha, e segundo a súmula da partida, "desferiu-lhe um pontapé na perna esquerda, altura da canela, ocasionando um ferimento de aproximadamente uns dez centímetros, que sangrava abundantemente". Porém, o atacante negou a agressão.
Mas as imagens da televisão mostravam alguém chutando a canela do auxiliar, não dava para identificar. No dia 28 de fevereiro, ele foi condenado a uma suspensão de 14 meses, mas acabou sendo reduzida para onze meses.
Por conta da suspensão ficou de fora da Copa do Mundo e do restante da temporada, retornando apenas em 1979. Depois da sua volta, entrou novamente no ritmo e voltou a ser chamado para a preparação para a Copa do Mundo de 1982, mantendo a confiança da comissão técnica.
O atacante foi convocado para a Copa do Mundo de 1982, mas chegou para ser reserva, porém Careca acabou se machucando antes do início da competição, deixando a vaga livre. Serginho entrou no lugar, e marcou dois gols no mundial, mas o Brasil acabou decepcionando um pouco os torcedores.
Depois da competição, Serginho acabou não retornando mais para a Seleção. O atacante fez 20 jogos e marcou 11 gols pelo Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário