Rueda - O presidente que rebaixou o Santos

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação

Andrés Rueda rebaixou o Santos

Era quase improvável, três combinações de resultados em 36 possíveis, mas o Santos conseguiu o que tanto ficou perto nos três anos da gestão de Andrés Rueda e está rebaixado pela primeira vez para a Série B do Brasileirão. O ensaio para a queda foi enorme, com quase rebaixamentos no estadual em 2021 e 2022 e no nacional na edição de 2021. O presidente, eleito por uma maioria enorme dos sócios, simplesmente desapareceu.

Sua gestão foi uma tragédia, a pior da história de um clube de 111 anos. Sob a desculpa de uma recuperação financeira que era sim necessária, a atual diretoria destruiu o maior patrimônio do clube: o futebol! Morimbundo, o Santos lutou com o apoio de sua torcida e melhorou, numa espécie de último suspiro, que culminou neste momento histórico e triste do rebaixamento, numa partida vergonhosa diante de um desinteressado Fortaleza. 

É claro que os jogadores tem culpa, mas a maior culpa é de uma diretoria e um comitê de gestão que escolheram trazer eles ao clube: os três reforços do Água Santa, a não negociação de Lucas Braga, a venda prematura do ótimo David Washington, os vários técnicos demitidos, sem jamais criar um projeto esportivo digno do clube, os atletas que vieram de clubes rebaixados (apesar de um deles, Messias, ser um dos poucos que honrou a camisa nestes últimos jogos), a inaceitável volta do goleiro Vladmir... a lista é tão grande quanto o tamanho do clube que você acabou de rebaixar. 

Várias vozes alertavam desde o início do ano sobre o risco de descenso, principalmente a do incisivo Jorge Iggor, que acertou em sua previsão. Nós, torcedores, nos iludimos por uma reação que acabou sendo muito mais cruel do que um rebaixamento antecipado: a chance de salvação era enorme e este time conseguiu a proeza de jogar essa chance no lixo da maneira mais cruel e, com o perdão da palavra, ridícula possível. O Peixe foi derrotado por um time que não queria estar em campo. 


No que se refere ao jogo, o Santos fez um primeiro tempo terrível, esbarrando nos próprios erros e levou um gol que é um perfeito resumo do porque que este time foi rebaixado, numa defesa vazia que deu a liberdade de um latifúndio para Marinho marcar e provocar a torcida. No segundo tempo, o time voltou melhor, empatou com Messias, que tentou de todas as formas evitar a tragédia, mas após isso simplesmente murchou e pouco conseguiu ferir um Leão do Pici que mal queria estar em campo, quanto mais jogar futebol. Terminou ainda tomando o segundo gol num erro ainda inacreditável de posicionamento de João Paulo que culminou num chute de rara felicidade de Lucero, que decretou a queda do Santos.

Andres Rueda, à você que que tanto feriu essa torcida, que tanto machucou esse clube e conseguiu depois deste consumado rebaixamento, este torcedor só pede que você apareça, dê uma entrevista, renuncie antes mesmo da eleição do dia 9. A ferida que você abriu será difícil de ser curada, mas "apesar de você, amanhã há de ser um outro dia". Até nunca mais e obrigado por nada!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações