Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O Cruzamaltino venceu o Brasileirão de 89
Neste dia 16 de dezembro de 2023, se completam 34 anos que o Vasco da Gama conquistou o Brasileirão de 1989. Naquele ano, o Gigante da Colina chegou ao seu segundo troféu da competição mais importante do futebol diante do São Paulo, em pleno estádio do Morumbi.
Naquela época, o Campeonato Brasileiro era disputado em um formato completamente diferente do qual conhecemos hoje. Ele era dividido por fases da seguinte maneira:
Na primeira, 22 equipes foram divididas em dois grupos com onze, e todas se digladiavam num único turno dentro da mesma chave. Os oito primeiros de cada grupo avançavam a fase seguinte, enquanto os três últimos de cada chave participavam de um Torneio de Rebaixamento.
Com seis clubes a menos, a segunda fase contava com 16 agremiações, que acabaram sendo divididas em dois grupos de oito e tinham de medir forças com os times que compunham na outra chave. Além disso, os pontos eram agregados aos que cada equipe somava fase anterior. Chagavam a final, os dois líderes de cada grupo.
Naquele ano, a decisão foi realizada no dia 16 de dezembro e colocou dois gigantes do futebol brasileiro frente a frente: o Vasco da Gama e o São Paulo. O Gigante da Colina, que fez a melhor campanha geral, tinha a vantagem na final. O clube carioca, que poderia conquistar o título com dois empates ou apenas uma vitória, também teve o direito de escolher aonde seria a partida. Para evitar que a competição em um único confronto, o time carioca optou por jogar a ida na casa do Tricolor: o Morumbi.
O Cruzmaltino não encarou a escolha como um menosprezo ao bom time são paulino, mas sim como algo estratégico. Isso porque, na época, os dirigentes vascaínos, principalmente Eurico Miranda, pensavam que se o Vasco vencesse o jogo, garantiria o campeonato. Caso contrário, se o Vascão não ganhasse a partida, teria chances de não só reverter a eventual desvantagem no Maracanã, mas também teria uma belíssima renda.
No fim, acabou não sendo necessário o jogo na Cidade Maravilhosa. Quem marcou o gol do título do Vasco da Gama foi Sorato, que aproveitou um cruzamento na medida do lateral direito Luiz Carlos Winck, ex-jogador do Internacional.
0 comentários:
Postar um comentário