Foto: Arquivo
O time palestrino em 1920
O Palmeiras recentemente conquistou mais um título para sua extensa galeria de troféus, sendo mais uma vez campeão do Brasileirão, conquistando o segundo título seguido e seu décimo segundo no total (oitavo desde 1971). A extensa e gloriosa galeria de troféus do gigante alviverde começou muito antes do time ganhar o nome de Palmeiras, no dia 19 de dezembro de 1920, quando bateu o Paulistano para chegar ao título.
O estadual naquela época tinha domínio de outras equipes amadoras, principalmente o Paulistano, que tinha em suas linhas um certo Arthur Friendereinch. O Tigre foi o primeiro grande jogador do futebol brasileiro, o primeiro grande astro do esporte bretão no país e um revolucionário na forma de jogar no ataque. Era um adversário duro para a conquista do título.
na época sob uma simples disputa de pontos corridos, o estadual teve o time "palmeirense" se destacando desde o começo com bons resultados, contando com a forma espetacular de jogadores como Heitor, Imparato e Federici. A disputa entre os (na época) tricolores palestrinos e o Paulistano foi imensa, com as duas equipes desde cedo disparando na parte alta da tabela e revezando a liderança da competição.
No fim das contas, ao fim das rodadas da competição, tanto o Palestra Itália quanto o Paulistano terminaram empatados na classificação, devido principalmente a uma vitória do Paulistano diante dos palestrinos dentro do Parque Antártica, o que forçou a realização de um jogo desempante, que foi disputado na Chácara da Floresta, um dos estádios mais famosos daqueles idos tempos do futebol brasileiro.
No jogo desempate, disputado a 19 de dezembro de 1920, na Chácara da Floresta lotada, depois de um primeiro tempo disputado e sem gols, na etapa final o Palestra Itália pulou na frente logo cedo, com Martinelli marcando o primeiro gol aos cinco minutos e deixando a dor de cabeça para o time do Paulistano. O time de Friendereich chegou ao empate praticamente no lance seguinte, com Mário. Forte, aos 32 minutos do segundo tempo, decidiu o jogo em favor dos palestrinos.
Com a vitória no jogo desempate, o Palestra Itália conquistou então o primeiro título de sua história, dando um pontapé inicial numa trajetória que levou o clube ao protagonismo que tem hoje, entre as idas e vindas e altos e baixos do futebol brasileiro. O Paulistano hoje é um clube amador, distante já do futebol onde foi tão forte na era amadora.
0 comentários:
Postar um comentário