O início de Michael Owen na Seleção Inglesa

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Michael Owen em seu início no English Team

Hoje comentarista de futebol na televisão inglesa, o ex-atacante Michael Owen, que completa 44 anos neste dia 14, foi um dos maiores talentos já surgidos no futebol inglês, antes de ser muito atrapalhado em sua carreira por várias lesões que minaram um pouco do seu potencial. Talvez a maior revelação da base do Liverpool nos últimos 30 anos, o atacante surgiu com ascensão meteórica nos Reds e rapidamente passou a titularidade da Seleção Inglesa, onde também teve ótimo início. 

Owen surgiu nos Reds no final da temporada 1996/1997 e já no biênio seguinte era titular absoluto do maior time da Inglaterra. Desde muito jovem era peça chave nas seleções dos Three Lions de base, o que pavimentou o caminho para a seleção principal. Com um desempenho já absurdo na sua temporada que de fato foi de estreia no Liverpool, não demorou muito para que Owen fosse convocado pela primeira vez pelo English Team.

O ano era 1998 e o time se preparava para a Copa do Mundo daquele ano, em território francês, quando Owen recebeu suas primeiras oportunidades no English Team. Estreia como titular já em fevereiro, em um amistoso diante do Chile, onde o time da terra que na época era da Rainha acaba derrotado pelo bom time chileno por 2 a 0, em partida onde Owen joga os 90 minutos. Em março, entra novamente como titular diante da Suíça, em um empate por 1 a 1.

Em maio, ainda num amistoso, entra aos 13 minutos diante de Portugal, onde faz boa partida na vitória por 3 a 0 do Enlglish Team e no amistoso seguinte, já em maio, diante do Marrocos, marca seu primeiro gol com a camisa da Seleção Inglesa, garantindo a vitória pelo placar mínimo diante dos marroquinos, que também estariam na Copa, num lance onde sai em velocidade e na cara do goleiro apenas toca no cantinho para marcar.

Precisou de apenas cinco amistosos para confirmar sua presença na Copa do Mundo de 1998, onde acaba fazendo um ótimo mundial. Na segunda partida da fase de grupos, entra diante da Romênia e marca seu primeiro em Copas do Mundo, um gol decisivo que empata o jogo diante da Romênia, que acabaria vencendo já nos acréscimos. Ainda faria mais naquele mundial da França, justamente no mata-mata.


Titular no jogo das oitavas de final, marca um belíssimo gol diante da Argentina, num jogo cercado de rivalidade, onde ele sai em velocidade, finta Zanetti e acerta um torpedo no ângulo. Aquele foi considerado um dos gols mais bonitos daquela edição da Copa do Mundo. Nos pênaltis, porém, acaba vendo o sonho sucumbir com seu colega de time Paul Ince e Batty perdendo seus pênaltis, apesar dele acertar o seu. A Albiceleste passou vencendo por 4 a 3.

Owen seguiria sua caminhada na Seleção Inglesa nos 10 anos seguintes, marcando 40 gols em 89 jogos pelo English Team, marca que o deixa como, pelo menos até os dias atuais, o sétimo maior artilheiro do English Team. Sua última partida pela Seleção Nacional veio em 26 de março de 2008, numa vitória por 1 a 0 sobre a França. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações