O goleiro Félix e sua passagem na Portuguesa

Por Emerson Gomes
Foto: Reprodução

Félix durante treinamento da Lusa

Neste dia 24 de dezembro, um dos grandes arqueiros do futebol brasileiro completaria 86 anos, se estivesse vivo. O goleiro Félix foi importante na seleção que venceu a Copa do Mundo em 1970, tendo sua carreira marcada por muita segurança e elegância debaixo das traves. Atleta do Fluminense na época do mundial, o goleiro fez fama e começou a ser tratado como selecionável após sua ótima passagem pela Portuguesa de Desportos.

Nascido no dia 24 de dezembro de 1937, o goleiro Félix Mielli Venerando, teve uma larga carreira no futebol brasileiro, começando pelo Nacional, e profissionalizando-se no Juventus em 1953, ficando na reserva do lendário Oberdan Catani até que em 23 de julho de 1955 foi contratado pela Portuguesa de Desportos. 

Se no Juventus, Félix tinha que ter paciência para aguardar uma oportunidade, na Lusa não foi diferente, na reserva do goleiro Cabeção, o arqueiro só viria a estrear em 26 de março de 1956, Cabeção estava servindo a seleção e o Torneio Rio-São Paulo Internacional foi a oportunidade perfeita. E a estreia foi com o pé direito, vitória sobre o Newell's Old Boys por 2 a 1.

Felix ainda seria relegado ao elenco de suplentes em 1957, após a saída de Cabeção e a contratação do goleiro Carlos Alberto. Pelo elenco de aspirantes o goleiro foi Campeão Paulista. Após o título Felix é emprestado ao Nacional, voltando ao time onde iniciou no futebol. Mas a chegada do técnico Nena no final de 1960 mudaria sua história na Lusa. Trazido de volta pelo treinador, Felix se firma como o goleiro da Portuguesa entre 61 e 63 e faz boas campanhas com uma geração de grandes atletas. Em 64 é contratado o goleiro Carlos Alberto, vindo do São Cristóvão, e Felix passa a revezar com o mesmo entre 64 e 68. Enquanto contratado da Lusa, o goleiro teve 4 atuações pela seleção nacional.


A sua despedida pela Portuguesa aconteceu no dia 3 de março de 1968, quando enfrentou o São Paulo e empatou em 0x0. Foi vendido para o Fluminense do Rio de Janeiro no dia 20 de julho de 1968 por Cr$ 150 mil. Felix Foi o goleiro titular do Brasil na Copa de 1970, apesar das fortes críticas sofridas por parte da imprensa esportiva da época. Totalizou 48 partidas pela seleção. Encerrou a carreira no Fluminense, em 23 de Janeiro de 1976, após o diagnóstico de uma calcificação de 7 cm no ombro direito. Com problemas cardíacos, o ex-atleta nos deixou no dia 24 de agosto de 2012.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações