Mauro Galvão e suas passagens pelo Grêmio

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Mauro Galvão com a camisa do Imortal Tricolor

Mauro Galvão foi um dos grandes zagueiros do futebol brasileiro, com passagens por gigantes do nosso país. O jogador é ídolo do Internacional, onde conquistou títulos importantíssimos, mas na sua reta final de carreira atuou no Grêmio, e também conquistou troféus.

O jogador nasceu em Porto Alegre, no dia 19 de dezembro de 1961, e começou a sua carreira na base do Internacional, até subir para o profissional em 1979, aos 18 anos. Pelo Colorado foi muito importante, pois além de se desenvolver rapidamente, foi muito importante para o clube.

Ele era muito ágil e sempre preciso nos botes, mostrando muita qualidade defensiva, passando uma segurança aos seus companheiros. Pelo Inter conquistou títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro de 1979 de forma invicta, algo muito relevante.

No clube ficou sete temporadas, conquistando outros títulos, e aceitou o convite de Paulo César Carpegiani para ir para o Bangu, em 1986. O time carioca tinha um bom projeto e queria montar um grande elenco em busca de troféus, e o jovem zagueiro seria importante.

Porém, o jogador acabou ganhando apenas a Taça Rio, em 1987, e acabou ficando pouquíssimo tempo no clube. Ainda no mesmo ano, Mauro acabou deixando o clube, aceitando uma proposta do Botafogo.

Mauro foi importante nas conquistas de Campeonatos Estaduais, ganhando o bicampeonato pelo clube. O zagueiro além de bom dentro de campo, era um líder fora dele, além de ser muito vitorioso, por onde passava ganhava títulos importantes.

Depois de dois anos no Botafogo, o jogador aceitou uma proposta da Suíça, indo atuar no Lugano. Mauro ficou 6 anos atuando no país, mas já estava caminhando para a sua reta final de carreira, e em 1996 resolveu voltar ao Brasil.


Mauro aceitou a proposta do Grêmio, que tinha uma bom projeto e montando um time vencedor. A sua chegada foi muito comemorada, pois seria muito importante para o sistema defensivo do clube, um pilar dentro de campo e também por causa da sua liderança. 

Ele foi muito importante rapidamente, pois no seu primeiro ano já ajudou o time a conquistar um título muito importante. Ganhou mais uma vez na sua carreira o Campeonato Brasileiro, sendo decisivo no sistema defensivo, fazendo muita diferença durante o campeonato. 

Mas não parou por aí, na temporada seguinte permaneceu no clube, e ajudou o time mais uma vez a conquistar outro título importante. Dessa vez, o time gaúcho venceu a Copa do Brasil, outro título nacional na carreira de Mauro Galvão. 


Porém, ainda em 1997, o jogador decidiu deixar o clube para atuar no Vasco da Gama, onde ficou durante três anos, e também conquistou títulos importantes, como a Copa Libertadores. Mas em 2001, já na fase final de sua carreira, acabou retornando ao Grêmio. 

A sua ida ao Grêmio foi muito importante, muito por conta da sua liderança, já que na parte física estava na fase final de carreira, não tendo o mesmo desempenho. Mas mesmo assim foi muito importante na temporada, ajudando o time a conquistar o título da Copa do Brasil e do Campeonato Gaúcho, fechando a sua carreira com chave de ouro.

Em 2002, ainda quis atuar na Libertadores, mas ao final da competição decidiu encerrar a sua brilhante carreira, após várias conquistas. Pelo Grêmio foram 119 partidas e cinco gols, além de quatro títulos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações