Luto! Morre Adelson, o eterno capitão da Portuguesa Santista

Foto: Walter Dias

O eterno capitão com a taça da Copa Paulista de 2023

Luto! Faleceu na tarde de domingo, dia 24 de dezembro, o ex-zagueiro Adelson, um dos maiores jogadores da história da Portuguesa Santista, aos 85 anos. Ele fez parte do elenco que conquistou a Fita Azul do Futebol Brasileiro, em 1959, e foi o capitão no título do Paulista da Segunda Divisão de 1964 (atual Série A2).

Adelson Narciso chegou na Portuguesa Santista em 1956, para jogar nas categorias de base, logo se destacando entre seus colegas de time. Dois anos depois, foi alçado ao time profissional pelo técnico Filpo Nuñez e faria uma linda história com a camisa Rubro Verde.

Em 1959, estava no elenco que viajou ao continente africano, para uma série de amistosos. Na excursão, a equipe se recusou a entrar em campo na África do Sul, já que o governo local exigia que os jogadores negros não pudessem jogar. Nestes jogos, a Briosa venceu os 15 jogos que fez, recebendo a Fita Azul do Futebol Brasileiros, prêmio dado na época para equipes do país que ficassem invictas em jogos no exterior.

Já em 1964, mais experiente, Adelson liderou a Portuguesa Santista em uma de suas maiores conquistas na história. Capitão, o zagueiro foi um dos alicerces do time que derrotou a Ponte Preta, em pleno Moisés Lucarelli, em Campinas, por 1 a 0, gol de Samarone, conquistando o título da Segunda Divisão Paulista (a atual Série A2) e o acesso para a elite do futebol do estado.

Adelson ficou na Portuguesa Santista até 1967, sendo nove anos no profissional da Briosa (11, se contar a base). Ainda defenderia outros clubes até o fim da carreira, como o América de São José do Rio Preto, mas seu nome ficou atrelado ao time Rubro Verde. Uma pesquisa feita por "O Curioso do Futebol", no ano do Centenário do clube, em 2017, o escolheu para o time histórico da Portuguesa Santista, como um dos maiores zagueiros.


Após parar de jogar, montou uma farmácia na Ponta da Praia, em Santos, até se aposentar de vez. Mesmo depois de parar de jogar, era presença constante no Estádio Ulrico Mursa e foi homenageado na Sessão Solene do último aniversário da Briosa, em 20 de novembro, quando o eterno capitão posou para foto com o troféu da última conquista do clube: a Copa Paulista de 2023.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações