Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Pfaff no Trasbzonspor
Jean-Marie Pfaff foi um bom goleiro belga, que foi considerado pelo Rei Pelé como um dos melhores do mundo, e teve um carreira vitoriosa na Europa, passando por clubes belgas, alemães e turco. O último time de sua carreira foi o Trabzonspor, onde ficou durante uma temporada.
O goleiro nasceu em Lebbeke, na Bélgica, no dia 4 de dezembro de 1953, e com 16 anos subiu para o profissional no KSK Beveren. Pfaff ficou muitos anos no clube, conseguindo se desenvolver, até conseguir chegar ao posto de um dos melhores goleiros do país.
Com o passar do tempo foi ganhando cada vez mais experiência, e a cada temporada conseguia mostrar mais amadurecimentos. O goleiro ficou anos no clube, conquistando o título nacional (1979) e a Taça da Belga (1978), além disso, começou a ser convocado para a sua seleção a partir de 1976.
O goleiro conseguiu ganhar mais destaque em 1980, quando fez parte da campanha do vice-campeonato da Eurocopa, fazendo parte da boa geração belga, que até hoje é considerada uma das melhores da história.
Após o grande destaque do atleta, vários clubes ficaram de olho em sua contratação, e quem conseguiu foi o Bayern de Munique, em 1982. Pelo clube alemão, Pfaff ficou alguns anos e conquistou alguns títulos pelo clube, mantendo o grande desempenho.
Depois de algumas conquistas, o jogador decidiu deixar o clube, voltando para o futebol belga, mas dessa vez para atuar no Lierse, em 1988. Porém, o goleiro já na reta final de carreira, ficou apenas uma temporada pelo clube, mas teve boas atuações.
Depois dessa temporada, foi contratado pelo Trabzonspor, da Turquia, e chegou na equipe com uma boa expectativa, mas com um contrato de apenas um ano, já que estava em fase final de carreira.
O jogador foi muito bem, sendo titular durante a temporada, fazendo boas defesas, mas não tinha mais o mesmo reflexo. Mesmo assim, foi importante para a equipe, com grandes defesas, mas no final da temporada, quando ao fim do seu contrato, Pfaff decidiu encerrar a sua carreira em 1990.
0 comentários:
Postar um comentário