Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
O Peixe de 1965
O Santos, que hoje não vive uma boa fase, já teve sua hegemonia no futebol brasileiro, ganhando o pentacampeonato da Taça Brasil, que passou a ser o Campeonato Brasileiro. Há 58 anos conquistava o título sobre o Vasco, após concretizar a conquista no jogo decisivo contra o Vasco.
O campeonato tinha um formato diferente, e contou com a participação de 22 clubes, mas quatros times só entraram na fase final, que foram o Santos, Palmeiras, Fortaleza e Santos. O restante era dividido em clubes da Zona Norte e Zona Sul, e em cada chave saía um vencedor.
O formato era de mata-mata desde o início, e na Zona Norte o vencedor foi o Náutico. Já na Zona Sul o ganhador foi o Grêmio, e ambos os times conquistaram a vaga para a fase final da competição.
Na fase final, Náutico e Grêmio enfrentaram Fortaleza e Palmeiras, dois clubes que entraram apenas nessa fase. O Náutico conseguiu vencer os dois jogos sobre o Fortaleza, passando para a semifinal, e o Palmeiras atropelou o Grêmio nas duas partidas.
Na semifinal, Vasco e Santos entraram, já que eram os vencedores dos campeonatos estaduais. O Náutico enfrentou o Vasco e foi muito acirrado, com dois grandes jogos, mas o Vasco conseguiu vencer a última partida, garantindo vaga para a final.
Já do outro lado da chave, o Santos enfrentou o Palmeiras, um grande clássico paulista, pois os dois estavam se enfrentando sempre em decisões. O alvinegro praiano conseguiu vencer o primeiro jogo com uma boa vantagem, e segurou um empate na segunda partida, conseguindo a vaga para a final.
O primeiro jogo da final aconteceu no dia 1 de dezembro, no Pacaembu, com um público superior a 16 mil pessoas. O Peixe deu um show, atropelou o Vasco, que não conseguiu ver a cor da bola.
O time santista venceu por 5 a 1, com gols de Coutinho, dois de Dorval e dois de Toninho Guerreiro, já Célio diminuiu de pênalti para o Vasco. A decisão estava praticamente encerrada, pois seria muito difícil a equipe carioca conseguir reverter esse placar.
O segundo jogo da decisão aconteceu no dia 8 de dezembro, no Maracanã, para mais de 38 mil pessoas. O Vasco tentou sair para o ataque, já que precisava vencer, mas não conseguia fazer o gol, e o Peixe segurou e controlou a partida o tempo todo.
Nos últimos 45 minutos finais, o Santos ainda conseguiu abrir o placar com Pelé, que concretizou o título para o Peixe. A equipe conquistou o pentacampeonato da Taça Brasil (61, 62, 63, 64 e 65), mostrando toda a sua hegemonia no país.
0 comentários:
Postar um comentário