Há 21 anos, Meninos da Vila tiravam Santos da 'fila' com título do Brasileirão

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O capitão Paulo Almeida com a taça

Há 21 anos, o Santos conquistava um dos títulos mais importantes de sua história. Sem conqusitar uma taça importante desde 1984, a equipe santista formada por diversos jovens, que conseguiram assumir a responsabilidade e foram grandes revelações do Peixe, venceu o Corinthians, por 3 a 2, em 15 de dezembro de 2002 e ganhava o Campeonato Brasileiro.

O Campeonato Brasileiro de 2002 foi o último no formato de mata-mata, pois no ano seguinte virou pontos corridos. A competição ocorria em duas fases, a primeira todos se enfrentavam em um único turno e os oitos melhores passavam para a fase mata-mata. 

O Santos foi muito irregular na primeira fase, muito por conta da baixa idade do time, que ainda estava em formação. O time santista vivia uma fase de reformulação, passando por mudanças no elenco, e chegou na competição ainda sem uma consolidação. 

Mas com o decorrer da competição, a equipe foi se solidificando, com os jovens assumindo o protagonismo e mostrando que o Santos poderia brigar. Porém, a irregularidade fez parte de toda a campanha na primeira fase, sofrendo para conseguir a classificação. 

A equipe chegou à última rodada dependendo de resultado para conseguir se classificar, e ainda precisava vencer seu jogo. O time fez a sua parte e contou com o tropeço dos outros times, garantindo a vaga na fase final da competição. 

Porém, como classificou em oitavo, o Santos acabou enfrentando o time de melhor campanha, que foi o seu rival São Paulo. Nas quartas de final, o Peixe ganhou do Tricolor por 3 a 1, na primeira partida, e no jogo de volta venceu novamente, dessa vez por 2 a 1. 

Ninguém esperava a classificação do Santos, pois todos davam o São Paulo como favorito por ter feito uma grande campanha, mas o Peixe conseguiu surpreender com a garotada. 

Na semifinal, a equipe enfrentou o Grêmio, que também teve uma campanha irregular na primeira fase. No jogo de ida, o Santos goleou por 3 a 0, dando um passo importante para a classificação. Já no jogo de volta, a equipe perdeu por 1 a 0, mas foi para a grande final. 

Na decisão, a equipe enfrentou o seu maior rival, o Corinthians, que vinha de uma campanha melhor e tinha a vantagem de decidir em casa e a do empate no agregado. 

O primeiro jogo ocorreu no Morumbi, com o mando do Santos, para mais de 58 mil pessoas, e que prestigiaram um grande jogo do alvinegro praiano. O Peixe fez uma forte pressão, buscando o gol a todo momento, pois sair dessa partida com um resultado positivo era muito importante. 

Aos 15 minutos, Alberto abriu o placar, e a partida caminha com o placar mínimo até o final do jogo. Porém, aos 44 minutos, Renato marcou o segundo para o Peixe, dando números finais a partida. 

A vantagem era muito boa, porém ainda reversível, e o Santos enfrentaria uma grande pressão no jogo de volta. A grande decisão também ocorreu no Morumbi, no dia 15 de dezembro de 2002, com o mando do Timão, e contou com a presença de mais de 74 mil pessoas. 

O Corinthians começou o jogo muito forte, pressionando muito e criando boas chances para abrir o placar, porém acabou parando nas belas defesas de Fábio Costa. O Santos não estava conseguindo jogar, estava com muita dificuldade e sendo muito sufocado.

Porém, aos 37 minutos, Robinho invadiu a área pedalando oitos vez,  acabou sendo derrubado e o juiz marcou pênalti. Esse lance entrou para a história do futebol e do Santos, que inclusive virou música para a torcida Santista. O próprio Robinho foi para a cobrança e abriu o placar, o que uma alivia na equipe santista. 


No segundo tempo, o Timão voltou com tudo, fazendo novamente uma forte pressão, não deixando o adversário jogar. Aos 13 minutos, o técnico Emerson Leão foi expulso ao reclamar de uma possível agressão, e isso acabou desestabilizando a equipe santista. 

O Timão aproveitou o momento de fragilidade do Peixe, e virou a partida. O primeiro gol foi de Deivid, aos 30 minutos, e Anderson, aos 39 minutos, ambos de cabeça. Neste momento, a partida ficou tensa para os Santista, pois mais um gol daria o título ao Timão. 

O pensamento de todos foi, “será que esse time jovem vai segurar a pressão?”, mas logo na sequência veio a resposta. Aos 43 minutos, Elano empatou o jogo, e nos acréscimos Léo marcou o terceiro, ambos os gols em jogadas de Robinho, e sacramentou o sétimo título do Campeonato Brasileiro para o Santos.

Os jogadores que participaram da grande decisão foram:  Fábio Costa; Maurinho, André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego (Robert, depois Michel); Robinho e William (Alexandre). Técnico: Émerson Leão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações