Girona sobrevive a "teste de fogo", atropela Barcelona e segue voando na liderança da La Liga

Por Lucas Paes
Foto: Andreu Dalmau/EFE

O Girona atropelou o Barça

O Campeonato Espanhol não é um tradicional palco de "zebras". Poucos times conquistaram a La Liga ao longo da história e nos últimos 23 anos isso foi basicamente uma exclusividade da dupla Real Madrid e Barcelona e de Atlético, Valencia e Deportivo La Coruña, no distante ano de 2000. Esse ano, um time tem se destacado pela campanha espetacular que faz, sendo que inclusive já foi tema aqui: o Girona. O incrível começo do time catalão já não é mais só um início, já que o time se consolidou na liderança da La Liga e simplesmente atropelou o Barcelona dentro do Olímpico, onde os Blaugranas estão mandando os jogos com a reforma do Camp Nou. O Girona pode ser o "novo Leicester".

O placar de 4 a 2 engana quem não tenha visto a partida inteira. No primeiro tempo, o Barcelona de Xavi, completamente perdido, basicamente achou um gol para não sair perdendo por 2 a 0 (ou até mais), já que simplesmente não viu praticamente a bola durante a primeira metade do jogo, a exceção de algumas chegadas raras. Os blaugranas ficaram perdido diante do toca-toca do time comandado por Míchel, que fez quase uma roda de bobo no primeiro tempo. A capacidade de saída de pressão e criação desse time é uma coisa impressionante. 

O Girona não lidera o campeonato a toa (como aquele Leicester também não foi campeão a toa). O time gironista é parte do City Football Group, que tem como principal equipe o Manchester City e possuí investimentos e estruturas ótimas em vários clubes pelo mundo (agora inclusive no Bahia). Os blaquivermelis não se comparam financeiramente ao Real e ao Barça, mas possuem uma ideia clara de futebol, um direcionamento que nesta temporada leva o clube a liderar o campeonato espanhol com quase um turno de disputa: o Girona não é mais uma dúvida e sim uma realidade e talvez brigue mesmo pela taça até o fim.

Diante do Barça, em mais um teste de fogo, após a derrota para o Real Madrid, muito se esperava que a derrota viesse mais uma vez. Pois neste jogo o Girona não deixou nenhuma dúvida do que aconteceria, engolindo o time de Gundogan, Ferran Torres e Lewandowski desde o primeiro minuto. Com 11 minutos, depois do Barça chegar algumas poucas vezes, Dovbyk abriu o placar. Curiosamente, os blaugranas empataram numa das raras chegadas que tiveram no primeiro tempo. A partir da metade do rpimeiro tempo, o passeio rendeu o segundo com Gutierrez. Na etapa final, Fernandéz ampliou, a torcida gritou olé, o Barça foi guerreiro e diminuiu com Gundogan, mas praticamente na sequência Stuani fechou o marcador.


Não se trata somente dos pontos que fez até agora, mas o jogo do Girona é o que mais impressiona. A equipe tem um sistema onde privilegia ter a posse de bola e consegue sair de qualquer tipo de pressão de uma maneira impressionante, como o Barcelona descobriu algumas vezes hoje. No ataque, um Savinho endiabrado inferniza defesas alheias, enquanto Yan Couto e Miguel Gutierrez infernizam defesas pelas laterais. A equipe joga num sistema 3-6-1 que ao atacar vira um 3-5-2 com a presença de Savinho no ataque. A exemplo da Internazionale, o Girona consegue envolver seu adversário principalmente com o avanço dos alas. 

É claro que a equipe nem sempre atropela seus adversários e que sofreu algumas vezes contra o Barça, mas isso é um dos aspectos mais importantes de um time forte: saber também sofrer quando necessário. Cada vez mais consolidado, o Girona terá outro teste de fogo contra o Atlético de Madrid no começo do ano e se conseguir manter esse desempenho dificilmente sairá da briga pela taça. Talvez a Espanha seja o palco do "novo Leicester", por mais estranho que isso possa parecer num país de um campeonato tão tripolarizado. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações