Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Rochemback colecionou duas passagens pelo Sporting como jogador
O ex-volante Fábio Rochemback, conhecido no Brasil por passar pela dupla Gre-Nal, está comemorando o seu 42º ano de vida neste domingo, dia 10 de dezembro de 2023. No decorrer de sua carreira como profissional, o atleta gaúcho teve duas passagens pelo Sporting de Portugal durante a primeira década dos Anos 2000.
Chegou ao clube da capital portuguesa no mês de junho de 2003, após defender o Barcelona por quatro anos. No começo, foi utilizado como segundo atacante em alguns jogos e se destacou pelos Leões ao colocar sua equipe nas primeiras posições do campeonato nacional. Além disso, seus bons números o levaram a conquistar seus primeiros prêmios individuais. Um deles, foi de jogador mais valioso da Super Liga Portuguesa, tendo marcado oito gols em 21 partidas disputadas.
Na temporada seguinte, acabou tendo um ano em baixa por conta de uma grave lesão. Foi submetido a um procedimento cirúrgico somente no mês de abril do ano seguinte. Isso fez o brasileiro ficar fora de combate por cerca de seis meses. Neste período, viveu um longo jejum por alguns jogos na temporada 2004/05, e foi muito cobrado pelos torcedores do clube verde e branco.
Sua volta aos gramados veio a acontecer no dia 16 de outubro de 2004, em um jogo no qual o Sporting goleou o Estoril-Praia por 4 a 1, jogando fora de casa.
Em 2005, deixou o clube após uma temporada abaixo e acertou um contrato de três anos para atuar pelo Middlesbrough FC da Inglaterra. Em 45 jogos válidos por campeonatos nacionais pela agremiação leonina, Fábio fez 13 gols. Ajudou a conduzir os Leões à final da Copa da UEFA, mas sua equipe acabou ficando apenas com o vice-campeonato internacional.
Após sua segunda e última passagem pelo Sporting, Rochemback, ainda voltou ao Brasil para defender o Grêmio de 1999 a 2001. Para encerrar a sua carreira, o volante rumou ao Dalian Aerbin, da China, onde jogou entre 2012 e 2013.
0 comentários:
Postar um comentário