Em 1960, Palmeiras conquistava a Taça Brasil

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O time do Verdão que conquistou a Taça Brasil

O Palmeiras conquistou seu primeiro título da Taça Brasil em 1960, quando ainda se chamava originalmente de Taça Brasil, vencendo com tranquilidade o Fortaleza na grande final. Foi a segunda edição do torneio. Com a unifição, este troféu foi considerado Campeonato Brasileiro pela CBF.

A competição era dividida em três fases e todas em sistema de mata-mata. Na primeira fase, foram formados quatro grupos, Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul. Na fase seguinte, os vencedores de Nordeste e Norte se enfrentam na disputa do título da Zona Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Zona Sul.

Na última fase, disputam os campeões das Zonas Sul e Norte, e entram mais duas equipes na competição, uma representando o estado de São Paulo e outra de Pernambuco.  Pelo Nordeste, o campeão foi o Bahia, que enfrentou o vencedor do Norte, que foi o Fortaleza. Já no Sul, o ganhador foi o Grêmio, que enfrentou o Fluminense. O Fortaleza conseguiu eliminar o Bahia e o Fluminense garantiu a vaga também, ambos passando para a semifinal da competição. 

Representando o estado de São Paulo, o Palmeiras entrou direto na semifinal, enfrentando o Fluminense. Já por Pernambuco, entrou o Santa Cruz, que jogou contra o Fortaleza. Os dois confrontos foram pegados e muito equilibrados, com os quatro times atuando muito bem. O Fortaleza eliminou o Santa Cruz após empatar o primeiro jogo, mas atuando em casa venceu o segundo jogo e garantiu a vaga para a decisão. 

Palmeiras e Fluminense foi muito equilibrado e com poucas chances de gols para os dois lados. A equipe carioca acabou conseguindo segurar o empate atuando no Pacaembu, porém o Verdão garantiu a classificação com gol no último minuto no Maracanã, indo para a grande final. 

A primeira partida ocorreu no Estádio Presidente Vargas Ceará com o mando do Fortaleza, mas quem comandou o jogo foi o Palmeiras. O Verdão teve um início de final impressionante, fazendo três gols em menos de 20 minutos, dois com Romeiro e um com Humberto. Os três gols deixava o Verdão com uma mão no título, mas no segundo tempo Benedito diminuiu para o Fortaleza, o que ainda deixou a equipe com esperança para a partida de volta. 

A grande e decisiva partida ocorreu no dia 28 de dezembro, no Pacaembu, e o Fortaleza até começou melhor, abrindo o placar aos 6 minutos com Charuto. Porém, o Verdão entrou no jogo, e aos 8 minutos empatou com Zequinha e aos 10 virou com Chinesinho. 

Mas não parou por aí, aos 12 minutos Romeiro marcou o terceiro e aos 21 Julinho Botelho marcou o quarto, o que deixou o Palmeiras com os títulos nas mãos. O Fortaleza chegou a marcar o segundo gol aos 44 minutos, novamente com Charuto. 


No segundo tempo, o Verdão manteve o ritmo e marcou aos 8 e 11 minutos com Cruz. Aos 24, Chinesinho marcou o sétimo gol, e Humberto fechou o placar aos 32 minutos. Com a vitória por 8 a 2, o Palmeiras garantiu seu primeiro título de Campeonato Brasileiro. 

A equipe campeã do Palmeiras era formada por: Valdir; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Jorge; Zequinha, Chinesinho, Julinho Botelho e Romeiro; Humberto; com o comando técnico de Osvaldo Brandão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações