Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro de 2023, se completam 78 anos da maior vitória do Brasil sobre a Argentina na história do conforto direto entre as duas seleções. Na ocasião, a Amarelinha recebeu a Albiceleste no Estádio São Januário e conquistou a uma belíssima vitória pelo placar de 6 a 2.
Este fatídico momento aconteceu em uma edição da Copa Roca, que levava este nome para homenagear Julio Argentino Roca, ex-presidente da Argentina, conhecido também por idealizar o mini-torneio. Ao todo, houve 15 edições, começando em 1914, mas acabou sendo interrompido em 77 e só voltou a ser realizado há alguns anos, agora batizado de Superclássico das Américas.
Em 1945, ano no qual a Segunda Guerra Mundial terminou, a Argentina era uma das nações de ponta no cenário mundial, quando o Peronismo estava em alta, e a Seleção, contagiada à toda aquela empolgação portenha e campeã das últimas duas competições sul-americanas, batiam todos os adversários que vinham pela frente.
Entretanto, os dois embates da final da Copa Roca serviram para surpreenderam os argentinos de maneira negativa com uma goleada que viria a ficar marcada na história.
No segundo e último confronto do torneio, realizado na casa vascaína, a equipe Canarinho, liderada Ademir Menezes, Heleno de Freitas e Leônidas da Silva, a Seleção Brasileira atropelou as rivais com a goleada de 6 a 2. Na ocasião, Ademir fez dois, enquanto Leônidas, Heleno, Zizinho e Chico marcaram um cada. Para diminuir o prejuízo, Pedernera e Rinaldo Martino anotaram os tentos albicelestes.
A partir daquele momento, o Brasil deu início a uma hegemonia de 18 anos de conquistas seguidas diante dos rivais, que só conseguiram interromper em 1963.
0 comentários:
Postar um comentário