Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Djalminha brilhou no tempo em que defendeu o Verdão
Djalma Feitosa Dias, mais conhecido como Djalminha, foi um dos grandes meio-campista do futebol brasileiro, atuando por equipes gigantes e conquistando títulos. O jogador foi muito importante para o Palmeiras em 1996, que o próprio elegeu como o melhor time que atuou, ficando no clube até 1997.
O jogador nasceu em Santos, São Paulo, no dia 9 de dezembro de 1970, e começou a sua carreira aos 19 anos de idade, quando subiu para o time principal do Flamengo. A gávia foi muito importante na revelação de diversos atletas, junto com Djalminha, Zinho foi um dos que saiu do rubro-negro no memso período.
Após 4 anos no profissional do Flamengo, o jogador estava em busca de mais espaço, já que no clube atuava mais na segunda etapa, e não era em todo jogo que entrava. Por causa disso, Djalminha preferiu procurar novos rumos na carreira, para poder se desenvolver cada vez mais.
Djalminha recebeu uma proposta do Guarani, onde teria muito espaço e chegaria para ser uma grande estrela no clube. Em 1993 chegou no time e rapidamente conquistou sua vaga como titular, fazendo grandes atuações e chamando a atenção de outros clubes.
Depois de uma boa temporada no clube, o meio-campista recebeu uma proposta milionária para ir para o futebol japonês e Djalminha decidiu aceitar, pois iria receber muito dinheiro, mesmo perdendo na parte futebolística.
Porém, o jogador ficou pouco tempo no clube, menos de um ano, e logo depois retornou ao futebol brasileiro, para novamente atuar no Guarani em 1995. Djalminha manteve o grande desempenho, do mesmo jeito de quando saiu do clube, e isso continuou chamando muita a atenção.
Djalminha era um meia que pisava na área e fazia gols importantes, além de ter um passe muito refinado. Depois de mais uma temporada no clube, o jogador voltou a receber propostas e dessa vez era de uma grande equipe do futebol brasileiro, o que seria uma grande oportunidade.
A Parmalat, que na época era a grande patrocinadora do time alviverde, comprou o jogador e levou ele ao Palmeiras. O verdão montou uma grande equipe, que contou com Cafu, Júnior Flávio, Rivaldo, Muller e Luizão, e formou um dos melhores times da história do clube.
O jogador conseguiu se encaixar rapidamente com o time, com o comando do Luxemburgo, fazendo grandes atuações e impressionando a todos pelo poder ofensivo.
A equipe teve um entrosamento praticamente perfeito e em pouco tempo, o que mostrou o ótimo trabalho feito pelo Luxa na época. O time fez um Campeonato Paulista que entrou para a história, marcando 102 gols na competição, o que é recorde até o momento.
Djalminha foi muito importante, assim como todos, e ajudou o time a conquistar o Paulistão depois da grande campanha, goleando praticamente todos os seus adversários. Tanto que, Djalminha declarou anos depois que aquele time foi o melhor que atuou.
Porém, essa foi a única conquista do jogador pelo clube, pois o time acabou decepcionando um pouco nas outras competições, pois todos estavam com uma grande expectativa.
O meia permaneceu no clube até o final do primeiro semestre de 1997, quando recebeu uma proposta do Deportivo La Coruña, da Espanha, e aceitou. Djalminha deixou o alviverde com 83 jogos e 45 gols, números impressionantes.
0 comentários:
Postar um comentário