Foto: arquivo
Fontana durante sua passagem pelo Cruzeiro
Campeão capixaba, carioca, mineiro e mundial. Esse é o currículo do ex-zagueiro José de Anchieta Fontana, primeiro capixaba a participar e único a ganhar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, em 1970. Nascido em Santa Teresa, Fontana faria 83 anos neste 31 de dezembro e veio a falecer cedo, aos 39 anos de idade, vítima de um infarto em 1980. O ex-atleta atuou em poucos clubes durante a carreira: Vitória-ES, Rio Branco, Vasco da Gama e Cruzeiro, e foi na equipe mineira que o zagueiro chegou à maior glória da carreira: a de campeão da Copa do Mundo.
Fontana iniciou a carreira iniciou a carreira em 1958, no Vitória-ES, mas logo depois, em 59, se transferiu ao Rio Branco, onde foi bicampeão capixaba, em seu primeiro ano e em 1962. Suas grandes atuações chamaram a atenção do Vasco da Gama, que contratou o atleta. Na equipe carioca, Fontana foi multicampeão, vencendo 8 troféus.
Após 6 anos no Vasco, Fontana se transferiu para o Cruzeiro, em 1969. Na equipe mineira, levantou dois troféus: Campeonato Mineiro de Futebol de 1969-Divisão Extra e Campeonato Mineiro, em 1972. O zagueiro era convocado desde 1966 e, em 1970, fez parte do elenco tricampeão do mundo pelo Brasil, a maior glória que um jogador de futebol conseguiria ter.
No Cruzeiro, Fontana jogou em um time que tinha Tostão, Natal, Dirceu Lopes, Piazza, entre outros craques. Um time estrelado, mas que não conseguiu atingir a expectativa esperada em competições maiores.
Encerrou a carreira em 1972. Oito anos mais tarde, durante uma partida de futebol entre amigos, Fontana sofreu um ataque cardíaco e faleceu, aos 39 anos, mas seu nome ainda é lembrado em terras capixabas, onde uma rua, em Santa Leopoldina, leva seu nome, mostrando ainda mais sua relevância no cenário do futebol.
0 comentários:
Postar um comentário