Foto: Arquivo
Renato defendendo as cores do Atlético Mieniro
O Atlético Mineiro vive nos dias atuais um dos seus melhores momentos, estando na parte de cima da tabela do Brasileirão e brigando por títulos em todos os anos (vencendo inclusive em anos recentes Brasileirão e Copa do Brasil). O Galo, porém, começa sua história fora do estado de Minas Gerais com o título do Brasileirão de 1971. Nele, o goleiro era Renato, que completa 79 anos no dia 5 e tem uma certa história com o Galo.
Formando no Flamengo, o jogador nascido no Rio de Janeiro demorou a emplacar na carreira, passando inclusive por times menores, como o Taubaté e o Entrerriense, até voltar ao Flamengo e ser contratado pelo Atlético em 1970, a pedido de Telê Santana, que fez com que o Galo mineiro pagasse seu passe para que ele fosse titular da equipe a partir daquele ano.
Desde o início assumiu a titularidade do gol atleticano. Bom debaixo das traves, foi um dos grandes destaques do time campeão do Campeonato Mineiro em 1970, sendo inclusive eleito o melhor goleiro da competição, sendo peça chave na conquista do título. Ainda esteve no time que chegou a fase final do Robertão daquele ano, perdendo o título para o Fluminense.
No ano seguinte, foi mais uma vez parte importante de um grande time da história do Galo, sendo o goleiro que defendeu o time que seria campeão do Brasileirão em 1971. O alvinegro fez grande campanha e dominou o triangular final contra Botafogo e São Paulo, vencendo os dois jogos e sendo campeão dentro do Maracanã contra o Botafogo.
Encerrou sua passagem pelo Galo em 1972, retornando ao Rio de Janeiro para jogar pelo Flamengo, onde se tornaria titular e inclusive chegaria a Seleção Brasileira nos anos seguintes. No total, segundo números do portal Galo Digital, esteve em 86 partidas com o Atlético Mineiro, tomando apenas 72 gols, com uma média ótima para um goleiro. Esteve em atividade no esporte até 1983, quando pendurou as chuteiras no Al Ahli, dos Emirados Árabes.
0 comentários:
Postar um comentário