48 anos da primeira conquista de Campeonato Brasileiro do Internacional

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O time do primeiro título brasileiro do Internacional

Há 48 anos, o Internacional conquistava o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, vencendo o Cruzeiro na grande final. Além disso, foi o primeiro título de um time gaúcho e da Região do Sul a ganhar a competição, dando notoriedade ao clube. 

A competição na época se chamava Copa Brasil pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), mas que foi considerado Campeonato Brasileiro. O torneio tinha um regulamento diferente, com a participação de 42 clubes, o que dava oportunidade para diversos times. 

Os 42 times eram divididos em 4 grupos (dois com 10 clubes e dois com 11 cada), em formato de turno único, classificando os 5 primeiros colocados de cada grupo e o restante iam para a repescagem. 

Na repescagem, eram quatro grupos e passava apenas o primeiro colocado de cada chave. Na segunda fase, que continha os classificados da primeira fase, era formado por dois grupos de 10 times, e passavam os seis melhores colocados de cada chave. 

Já na terceira fase, eram dois grupos com oitos times cada, e os dois primeiros se classificavam na fase final. A partir daí começava a semifinal e final, e todos com jogos únicos. 

O Internacional foi muito constante em todo o campeonato, tanto que na primeira fase caiu no Grupo D, e passou em primeiro lugar. Já na segunda fase, ficou no Grupo 2, e novamente foi líder, mostrando toda a consistência da equipe na competição. 

Porém, na terceira fase a equipe acabou oscilando um pouco, e terminou em segundo lugar do Grupo B, o que prejudicou o time na semifinal, pois teve que enfrentar o primeiro colocado do Grupo A. 

Na semifinal, muitos diziam que era o confronto mais difícil e os favoritos à conquista da competição, pois Internacional e Fluminense fizeram grandes campanhas. 

O Fluminense decidiu em casa, pois terminou em primeiro lugar na última fase, e contou com o apoio de mais de 97 mil pessoas no Maracanã. Porém, todos viram o grande jogo do Colorado, que não se intimidou e buscou a classificação fora de casa.

Aos 33 minutos, Lula abriu o placar, e no segundo tempo, Paulo César Carpegiani marcou o segundo, fechando o placar da semifinal. O Internacional fez um jogo perfeito, que o deixou como o grande favorito à conquista, ainda mais por saber que iria atuar em casa na decisão, pois o Cruzeiro avançou à final após vencer o Santa Cruz, e o Colorado tinha uma pontuação superior. 


Já na grande final, que ocorreu no dia 14 de dezembro, no Beira-Rio, para mais de 82 mil pessoas, acabou sendo uma decisão muito tensa, o que já era de se esperar, pois eram dois times fortes fisicamente e times gaúchos sempre tiveram a tradição de marcar forte. 

Com muitas faltas e poucos lances de gols, as equipes tinham que tentar aproveitar ao máximo suas oportunidades, e foi isso que o Internacional fez. Aos 11 minutos da etapa final, Figueroa marcou o gol que deu o primeiro título do Campeonato Brasileiro para o Internacional. 

O time da decisão era formado por:  Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico Fraga; Caçapava, Falcão e Paulo César Carpeggiani; Valdomiro (Jair), Flávio Minuano e Lula. Técnico: Rubens Minelli.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações