Tanju Çolak - O goleador que trocou o Galatasaray pelo Fenerbahçe

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Tanju Çolak com a camisa do Fenerbahçe

Tanju Çolak foi um dos melhores jogadores do futebol turco, sendo um grande goleador, e se tornando ídolos dos dois maiores rivais do país. O atacante foi muito importante para o Galatasaray, ficando algumas temporadas, e logo na sequência foi para o Fenerbahçe, algo muito difícil de ocorrer. 

O jogador nasceu em Samsun, na Turquia, no dia 10 de novembro de 1963, e começou a sua carreira em uma equipe de sua cidade, o Samsun Yolspor. Porém, só estreou no profissional pelo Samsunspor, em 1982. 

Pela equipe construiu uma bela história, ficando cinco temporadas no clube, e tendo uma quantidade de gols impressionante. O atacante tinha o faro do gol, e ficou conhecido pela sua elasticidade, pois fazia diversos lances acrobáticos, como bicicleta e voleio. 

Com seu faro de gol impressionante, foi artilheiro do campeonato nacional em 1987, o que o credenciou realmente para chegar em uma equipe maior. Por isso, na temporada seguinte foi contratado por um dos maiores clubes do país, após receber algumas propostas.

O jogador foi contratado pelo Galatasaray em 1987, e foi muito importante no período que esteve no clube. Tanju foi artilheiro do campeonato nacional em 1988, 1989 e 1991, conquistando o título do Campeonato Turco de 1988 e a Copa da Turquia em 1991. 

Com todos os gols e conquistas, foi convocado diversas vezes para a sua seleção, mas não conseguia repetir as mesmas atuações. O atacante acabou sendo uma decepção, fazendo apenas 9 gols em 31 jogos pela Turquia.

Depois de quatro temporadas pelo Galatasaray, o jogador fez algo pouco visto em seu país, se transferiu para o maior rival do clube, o Fenerbahçe. A sua atitude foi contestada no começo, porém, ele deixou tudo muito claro para o seu clube antigo, e saiu pela porta da frente, com a torcida ainda o idolatrando. 


Mas, além disso, ele teria que conquistar o apoio no seu novo clube, pois ele teria uma certa rejeição. Entretanto, rapidamente conseguiu isso, fazendo gols importantes, e tendo grandes atuações com a camiseta do clube. 

O atacante tornou-se uma peça fundamental no clube, sendo a grande estrela ofensiva do time. Porém, não conseguiu ganhar títulos pela equipe, e isso acabou pensando um pouco com a torcida, mas, mesmo assim, conquistou o amor dos apoiadores. 

Depois de duas temporadas pelo clube, o atacante acabou deixando a equipe, indo para Istanbulspor, e acabou encerrando a sua carreira no ano seguinte, em 1994, precocemente. Pelo Fenerbahçe foram 61 jogos e 54 gols, números impressionantes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações